Notícias

FILTRAR:

PIB brasileiro cresce 2,7% em 2011 e fica abaixo do esperado

O Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 2,7% no ano passado, bem abaixo da estimativa inicial do governo, de 5%. Apesar disso, os dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam um panorama bem mais animador em comparação com os Estados Unidos e países da Europa. 

Entretanto, preocupa o governo a expansão de apenas 0,3% no último trimestre de 2011 em relação aos três meses anteriores. Analistas afirmam que o baixo rendimento de outubro a dezembro se repete neste começo de ano. Como a meta do governo é crescer 5% em 2012, a equipe econômica pretende estimular o consumo e a produção industrial.

Para isso, o Banco Central (BC) deve continuar reduzindo a taxa básica de juros, atualmente em 10,5% ao ano. O Comitê de Política Monetária (Copom) do órgão, responsável pela taxa Selic, se reúne nesta semana para tomar a decisão. Desde setembro do ano passado, o corte acumulado é de 2%. Em pouco tempo, espera-se, os juros devem estar abaixo dos dois dígitos.

TAGS