Notícias

FILTRAR:

Sindicalistas protestam em São Paulo contra elevada taxa de juros

As centrais sindicais e entidades representativas dos trabalhadores realizaram uma manifestação na manhã de hoje, em frente ao prédio do Banco Central (BC) na Avenida Paulista, pela queda imediata da taxa de juros, atualmente em 11%. O Sintetel enviou comitiva ao local para pressionar por um corte robusto dos juros. O secretário-geral da entidade, Marcos Milanez, afirmou que diminuir a taxa é essencial para manter o mercado de trabalho aquecido. “Só assim poderemos incentivar as empresas a investir e contratar mais empregados nessa época de crise nas principais economias”, afirma.
 
O ato acontece em momento relevante, já que os integrantes do Comitê de Política Monetária (COPOM) do BC, responsáveis pela definição da taxa Selic, se reúnem na noite desta quarta-feira em Brasília para definir os rumos dos juros. Os especialistas esperam uma queda de 0,5%, o que fixaria a taxa em 10,5% por pelo menos 45 dias, quando o grupo voltará a se reunir. 

Na soma das três últimas reuniões, a equipe comandada pelo presidente Alexandre Tombini cortou a taxa em 1,5%, mas sindicalista consideram o ritmo da queda lento. “O mercado sabe que o país tem condições de manter uma política de juros abaixo dos dois dígitos”, conclui Milanez. 

TAGS