O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, declarou que o governo irá rever a estimativa de geração de três milhões de empregos em 2011. Lupi antecipou que os dados de agosto do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) devem registrar aproximadamente 200 mil novos postos com carteira assinada. Apesar do número positivo, a quantidade é inferior a registrada no mesmo mês do ano passado e não recupera a forte desaceleração de julho, quando 140.563 vagas foram criadas.
Para o ministro, o resultado não é tão bom quanto o de 2010, mas é positivo já que este ano as economias estão sofrendo os efeitos da crise mundial. A indústria foi a principal responsável pela pisada no freio na oferta de vagas, até por isso o Banco Central (BC) resolveu diminuir em 0,5% a taxa básica de juros, para 12% ao ano.
A expectativa do governo é que os próximos meses apresentem resultados mais robustos, o que pode acontecer em função das oportunidades de final de ano no setor de serviços e da ampliação na produção de alimentos no Nordeste.