Notícias

FILTRAR:

Economia dá sinais de desaquecimento, mostra IBC-Br

A economia brasileira começa a dar sinais de desaquecimento. Em junho, o índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br) caiu 0,26% em relação ao mês anterior. Esse indicador mede o movimento das riquezas produzidas no país e é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). 

O resultado preliminar da economia responde aos movimentos do governo para conter o consumo por meio das altas consecutivas na taxa de juros, além de outras medidas de contenção de crédito. Como os índices inflacionários também dão sinais de trégua, é provável que o ciclo de altas da Selic tenha mesmo chegado ao fim. 

A última vez que o IBC-Br havia caído na comparação mensal foi em dezembro de 2008, logo após a eclosão da crise financeira internacional. O mundo novamente passa por turbulências, mas o Brasil, de acordo com economistas e com a própria presidenta Dilma, está em boas condições para enfrentar os possíveis estragos. 

O indicador mede a produção da indústria e agricultura, as vendas do comércio e o consumo das pessoas. No primeiro semestre, a alta foi de 3,74% em relação ao mesmo período do ano passado. 

TAGS