A Lei Maria da Penha, que pune a violência doméstica contra a mulher, completou ontem, dia 7 de agosto, seu quinto ano de existência. Nesse período, foram mais de dez mil prisões por desrespeito às normas. De acordo com a Fundação Perseu Abramo, 80% dos brasileiros aprovam a lei que triplicou a pena para os agressores, além de permitir a detenção em flagrante e o fim da substituição da pena pela prestação de serviços comunitários.
A Secretaria de Políticas para Mulheres, órgão do governo federal, realizou na última sexta-feira, dia 5, um evento que reuniu todas as esferas de governo para mobilizar a sociedade contra a violência doméstica e familiar. A presidente Dilma Rousseff prestigiou o ato, encerrado com show da cantora Beth Carvalho.
Mesmo com os avanços originados pela Lei, a fundação Perseu Abramo mostra que 4 em cada 10 mulheres já sofreram algum tipo de violência doméstica. “O Sintetel sistematicamente realiza trabalhos de conscientização sobre o papel da mulher na sociedade como forma de colocar um fim nesse tipo de abuso”, afirma Maria Edna Medeiros, secretária da mulher da entidade.