Notícias

FILTRAR:

Índice do Custo de Vida sobe 0,80% em abril em São Paulo

O Índice do Custo de Vida (ICV), medido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), registrou, em abril, alta de 0,80% na cidade de São Paulo. Esse resultado representa uma desaceleração do indicador em relação a março, que ficou em 0,91%.

Os números estão em sintonia com estudo da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) que mostra queda na expansão da economia, resultado das medidas adotadas pelo governo para conter a inflação - e que começam a causar o efeito medido pelo Dieese. 

De acordo com o estudo, os setores de transporte (3,33%), saúde (1,05%) e alimentação (0,26%) são os vilões da inflação. Juntos, são responsáveis por 0,74% dos 0,80% registrados. 

O grande aumento nos transportes é resultado dos reajustes nos combustíveis causados pelo preço do petróleo no mercado internacional e pela entressafra do etanol. O preço das commodities (matérias-prima) desaceleraram e devem contribuir para a redução do ritmo de crescimento da inflação.  

TAGS