Marcello Miranda, diretor de Imprensa do Sinttel-Rio, foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar o cargo de representante da sociedade civil no Consultivo da Anatel, com mandato até 2014. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 07 de abril.
Marcello foi indicado pelo Instituto Telecom, entidade autônoma e sem fins lucrativos criada em 1993 pelo Sinttel- Rio para promover estudos e pesquisas sobre o setor de telecomunicações. O Instituto permaneceu quase inativo até 2007, quando foi reformulado.
Hoje, conta com um site especializado em política de telecomunicações - www.institutotelecom.com.br -, mantém um boletim informativo diário e uma revista eletrônica trimestral. No Instituto, Marcello é membro efetivo do Conselho Fiscal.
Sua candidatura ao Conselho Consultivo da Anatel foi apoiada por dezenas de entidades de todo o país, entre as quais a FENATTEL - Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecom. O Conselho Consultivo da Anatel é composto por 12 membros, representantes do Poder Executivo, da sociedade, dos consumidores e das empresas de telecomunicações.
Em breve, o Conselho Consultivo terá a missão de analisar o novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU III). Os conselheiros não têm o poder de alterar o documento, mas podem sugerir alterações ao Ministério das Comunicações. O cargo não é remunerado.