Notícias

FILTRAR:

Sintetel participa de reunião de mulheres na Colômbia

Entre os dias 2 e 3 de abril, o Sintetel participou da 11ª Reunião do Comitê Regional da UNI Américas Mulheres na cidade de Bogotá, na Colômbia. Na ocasião, o Sindicato foi representado pela companheira Maria Edna Medeiros, diretora da Secretaria da Mulher.


Na abertura do evento, os responsáveis pelo escritório nas Américas, Raul Requena e Briceida Gonzales agradeceram a presença das convidadas Verônica Fernandez e Denise McGuire, representantes da rede mundial de mulheres e das 35 participantes entre sindicalistas e observadoras pertencentes à entidades de vários países. As atividades foram conduzidas pela argentina Gladys Zamponi, 2ª vice-presidente da UNI Américas.


Com o objetivo de estimular o progresso das mulheres dentro do movimento sindical, durante a reunião foram abordados temas como o documento de prioridades estratégicas da UNI,o balanço de gênero e metas como a participação das mulheres no Comitê Executivo da UNI Global e da UNI Américas.


Além disso, foram discutidos planos e preparativos para a próxima Conferência Regional de Mulheres e determinada a data e local para a realização da próxima Reunião Mundial de Mulheres da UNI. Ambas serão realizadas no México em 2012.

 

Uma eleição também foi realizada para suprir cargos importantes no Comitê Executivo de Mulheres da UNI Américas. A votação elegeu Lynn Bue do Sindicato dos Postais do Canadá (CUPW) para o cargo de presidente do Comitê e Mara Luzia Feltes da Contracs para a vice-presidência da área 5 (área que inclui o Brasil).

 

Reunião do Comitê Mundial de Mulheres
Na ocasião, também foi realizada a Reunião do Comitê Mundial de Mulheres. O evento reuniu cerca de 20 mulheres de vários países com o objetivo de estabelecer acordos globais que incluem a igualdade humana, participação e liderança das mulheres principalmente no local de trabalho.


Além disso, foi determinada a realização da próxima Conferência Mundial em 2014 na cidade do Cabo, na África do Sul.


Para finalizar, a presidente da UNI Mundial das Mulheres, Denise McGuire salientou as principais ações mundiais. "A partir de agora teremos muito trabalho, precisamos de mais acordos com empresas globais promovendo a igualdade e a liderança de mulheres”, afirmou e concluiu. “Junte-se aos sindicatos, trabalhe ativamente para construir um mundo melhor”.

 

TAGS