Notícias

FILTRAR:

Comitê UNI Américas Jovem se reúne para debater plano de ação

A 9ª Reunião do Comitê UNI Américas Jovem, realizada na cidade colombiana de Bogotá, reuniu sindicalistas para debater o papel daqueles que estão começando suas carreiras no mercado de trabalho. Nos dia 1º e 2 de abril, representantes sindicais do Brasil - incluindo o Sintetel - Argentina, Nicarágua, El Salvador, Panamá e Trinidad & Tobago abordaram a participação juvenil no movimento sindical em plenárias de temas como “estratégias de sindicalização nas empresas multinacionais”.

Na plateia, formada em sua maioria por integrantes do Comitê, que conta com a diretora responsável pela Secretaria da Mulher e Departamento da Juventude do Sintetel, Maria Edna Medeiros, estavam ainda dez jovens sindicalistas colombianos, os quais foram apresentados às ações realizadas pelo Comitê. 

Esse encontro serviu, ainda, para a elaboração do Plano de Ação 2011/2012, que define prioridades estratégicas para as atividades do grupo. Em sua fala, Maria Edna Medeiros chamou a atenção para a baixa participação dos atuais membros e ressaltou o papel que o Comitê teve em sua própria trajetória sindical. “Ser mulher e jovem abriu diversas portas para mim e isso é perceptível para quem acompanhou o caminho que tracei até aqui”, afirmou.

O Comitê passará por processo de renovação, por isso Edna ressaltou a importância do Plano de Ação. “Os novos membros terão estrutura e objetivos para se apoiarem. Isso garantirá maior integração dos jovens com o movimento sindical”. O próximo encontro está programado para ocorrer em 2012, no México, onde será definida a nova formação do Comitê. Adriana Magalhães, também representante do Brasil, enfatizou que o trabalho segue em frente com metas estabelecidas para ajudar os novos integrantes.   

Os responsáveis pelo escritório da UNI Américas, Raul Requena e Briceida Gonzales, assim como os encarregados mundiais pelos grupos de mulheres e jovens, Colin Medland e Denise McGuire, marcaram presença no evento, prestigiado, também, pela chefe mundial do grupo de mulheres, Verônica Fernandez. A atual presidenta do grupo, Toni Moore, foi outro nome de destaque, além dos representantes dos países já citados.

TAGS