O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira (4), em Brasília, o Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, iniciativa que reúne Executivo, Legislativo e Judiciário e reconhece a violência contra mulheres e meninas como um problema estrutural, histórico e urgente no país.
Dados recentes revelam um cenário alarmante: 1.470 feminicídios foram registrados em 2025, uma média de quatro assassinatos de mulheres por dia. Durante o evento, realizado no Palácio do Planalto, Lula destacou a gravidade da violência de gênero e a necessidade de ações coordenadas entre os Três Poderes para enfrentá-la.
O pacto prevê ações integradas de prevenção, proteção às vítimas, responsabilização dos agressores, monitoramento das políticas públicas e fortalecimento da rede de atendimento. Entre as medidas anunciadas estão a criação de um comitê de governança interinstitucional, mecanismos de acompanhamento e um portal público — TodosPorTodas.br — com informações, ações, canais de denúncia e políticas de proteção às mulheres.
8 de Março – Dia Internacional da Mulher
Na sexta-feira, 06/02, a secretária da Mulher do SINTETEL e da FENATTEL, Maria Edna de Medeiros, participará de uma agenda com o governo e centrais sindicais para construir uma parceria estratégica de orientação e combate à violência, em preparação para o 8 de março de 2026.
SINTETEL na luta contra o feminicídio!