Os representantes dos 16 sindicatos filiados à FENATTEL, entre eles, o SINTETEL se reuniram online com a TIM, quarta-feira, 20/08, para dar início às negociações do Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2026.
Neste primeiro encontro, a FENATTEL compartilhou os temas e percepções de preocupação dos trabalhadores e as relações de trabalho em geral com a preocupação e os impactos da utilização da Inteligência Artificial (IA) nas relações do trabalho; a concessão de cesta de Natal; e temas relacionados às mulheres: Maternidade, Menstruação e Menopausa (3Ms).
Diante do posicionamento da Federação sobre o tema, a TIM se comprometeu em trazer na próxima rodada de reunião, a área especialista sobre o tema para apresentar como a empresa está se preparando para a utilização destas ferramentas e capacitando seus empregados para essa nova realidade na relação de trabalho.
Também foi levantada pela FENATTEL a preocupação dos trabalhadores com o turn over e a ansiedade que esta situação pode gerar nos gestores.
A empresa destacou o desafio de preparar os gestores para enfrentar a situação nas relações de trabalho e mencionou que a empresa oferece treinamento específico para os líderes de loja sobre situações comuns nas relações de trabalho.
A bancada dos trabalhadores apresentou como reivindicação um debate sobre o fim da jornada 6x1 com a implementação gradual da jornada 5x2 para todas as áreas da empresa, obedecido as peculiaridades do segmento e da manutenção das cláusulas vigentes do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2026.
Destacou que o tema é de extrema relevância para os trabalhadores e deve avançar no âmbito das negociações coletivas entre sindicatos e empresas, independentemente da emenda constitucional que tramita perante o Legislativo.
Com relação ao cronograma de reuniões, de comum acordo, a próxima reunião será na terça-feira, 02/09.
Acompanhe o andamentos das negociações pelo site e pelas redes sociais do Sindicato: @SintetelSP