Notícias

FILTRAR:

Nova NR-1: SINTETEL continua na luta pela saúde mental da categoria

O SINTETEL iniciou nova campanha pela saúde mental dos trabalhadores em telecom. Em parceria com o Sindicato Global – UNI, a iniciativa foi lançada durante o evento das mulheres realizado pelo SINTETEL e pela FENATTEL no final de março.

O SINTETEL participou da campanha mundial e, durante o evento que encerrou o mês das mulheres, vários dirigentes sindicais posaram com cartazes com frases pela erradicação das patologias decorrentes de transtornos mentais no ambiente de trabalho.

A preocupação com a saúde mental tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente de trabalho. Os afastamentos de trabalho por questões psicológicas têm aumentado ano após ano no Brasil. O burnout, depressão e ansiedade estão dentre as condições que mais estão adoecendo a humanidade.

 De acordo com o Ministério da Previdência Social, o número de trabalhadores afastados por transtornos mentais cresceu 186% na comparação entre 2021 e 2024. 

No caso dos episódios depressivos, que teve a maior alta de registros, o aumento entre os anos foi de incríveis 130%. O Brasil tem os maiores índices de ansiedade no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com base nessa realidade, o governo federal atualizou a Norma Regulamentadora 1 (NR-1). A medida estabelece diretrizes para que as empresas se responsabilizem e implementem ações para controlar e minimizar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho, tornando-o mais saudável, preventivo e que atue como suporte aos trabalhadores.

Logo, a partir do mês de maio, as empresas brasileiras terão que seguir novas regras para cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho, de acordo com a atualização da Norma. Isso significa que as empresas precisam identificar e controlar fatores como sobrecarga de trabalho, jornadas longas, assédio moral ou sexual, falta de apoio, pressão por metas impossíveis, dentre outros.

A NR1 passou a exigir o GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) e um PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), este último é um documento que deve ser elaborado pelas empresas e deve conter requisitos e orientações gerais para a prevenção de acidentes e doença no local de trabalho.

A NR1 é uma regra estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Brasil que define as obrigações gerais para a segurança e saúde no trabalho. É uma das normas mais básicas e gerais dentro do conjunto de NRs que regulam as condições de trabalho no país.

Saúde mental das mulheres no trabalho
No mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, a reflexão que fica é: Como está a saúde mental das mulheres no ambiente de trabalho?

Excesso de tarefas, dentro e fora do trabalho, é um dos principais fatores que podem impactar a saúde mental feminina. Segundo Ministério da Saúde, o índice de prevalência de depressão, por exemplo, é de até 20% nas mulheres, comparado a 12% nos homens. O dado reforça que as mulheres são mais vulneráveis e propensas a problemas psicológicos, o que refleti não apenas nas questões hormonais, mais também em desafios sociais e estruturais. Muitas estão enfrentando um cansaço extremo, levando ao esgotamento emocional - um dos fatores que contribuem para o aumento dos pedidos de desligamentos nas empresas.

O SINTETEL vai acompanhar de perto essas ações e mudanças que ocorrerão nas empresas decorrentes da implantação da NR-01 para todos tenham um ambiente de trabalho saudável e adequado.