Na quarta-feira, dia 17 de setembro, o Sintetel e o Grupo Telefônica, por meio de seus presidentes, assinaram perante o Ministério do Trabalho o pacto coletivo para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O evento foi realizado no Centro de Formação Profissionalizante Sintetel.
A parceria oferecerá 150 vagas de capacitação profissional, divididas em seis turmas com 25 alunos cada. O curso, com duração de oito meses, terá dois objetivos principais: elevar a escolaridade para a conclusão do ensino médio por meio de supletivo e a formação para o mercado de trabalho, com foco em telecomunicações, administração em recursos humanos e informática.
O presidente do Sintetel, Almir Munhoz, falou sobre a importância de iniciativas como essa. "É motivo de muito orgulho recebê-los aqui. Com a Telefônica realizaremos nosso sonho de formação profissional para as pessoas com deficiência. Temos exemplos, como os que vimos nas paraolimpíadas, de que os deficientes mostram toda a sua competência quando recebem uma oportunidade".
O presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, disse que a empresa tem entre seus princípios internos o compromisso de trabalhar para que não haja nenhum tipo de exclusão. "Quando temos a oportunidade de botar esse princípio em prática, ficamos muito satisfeitos. Estamos firmando esse acordo que ajudará muitos a terem mais oportunidade no mercado de trabalho".
Os participantes do programa receberão bolsa de estudos mensal no valor de meio salário mínimo (R$ 207,50), além de vale-refeição. A primeira turma já está fechada, e as aulas começarão em 22 de setembro. As inscrições para o segundo grupo estão abertas. As vagas serão preenchidas por pessoas com deficiência que não tenham concluído o ensino médio.
A deficiente auditiva Gabriela Carvalho da Silva, de 15 anos, participará do programa, pois acredita que com essa experiência pode ter mais chances no mercado de trabalho. "Quero ser mais capacitada na área de informática. Pretendo começar como auxiliar administrativa, já que participei de um curso na área, para no futuro fazer faculdade e ser professora de Educação Física", afirmou por meio da linguagem de sinais.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente na sede do Centro de Formação Profissionalizante, localizada na Rua Bento Freitas, 88, Vila Buarque.