Notícias

FILTRAR:

SINTETEL lamenta o falecimento do líder sindical Bartolomeu França

Oriundo da categoria dos trabalhadores em telecomunicações e grande companheiro do SINTETEL e da FENATTEL em diversas lutas, Bartolomeu Evangelista de França faleceu de insuficiência hepática, no último dia 27/02, aos 68 anos, em Botafogo, Rio de Janeiro.

Após deixar a nossa categoria, Bartolomeu foi um dos pilares da organização e estruturação dos frentistas no estado do Rio de Janeiro.

Em dezembro de 2007, Bartolomeu França conseguiu incluir os frentistas na lei do piso regional do estado. Essa conquista garantiu os salários dos frentistas do estado em 2011, quando as negociações emperraram. Para a lei ser cumprida, Bartolomeu cobrou da Delegacia Regional do Trabalho do Rio de Janeiro uma fiscalização nos postos.
Foram várias idas e vindas a Brasília para impedir que parlamentares revogassem a Lei 9.956/2000, que proíbe bombas de autosserviço em postos de todo o país. Nosso companheiro lutou incansavelmente para defender o emprego dos frentistas.

Bartolomeu França também participou das manifestações pela redemocratização do país, na década de 80 e protestou contra as reformas trabalhista e da Previdência.

Além dos frentistas, Bartolomeu França assessorou várias categorias. Ele é um ícone no movimento sindical. Como vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil e dirigente da Central dos Sindicatos do Brasil (CSB), ele defendeu diversas categorias. Dentre elas, funcionários de telecomunicações, de onde é oriundo, cabineiros, portuários, movimento sem teto, comerciários etc.

O presidente do SINTETEL, Gilberto Dourado e o presidente da FENATTEL, Almir Munhoz lamentam a perda irreparável deste líder sindical que foi companheiro em muitas lutas da categoria dos trabalhadores em telecomunicações.