Mauro Britto, coordenador de Negociação do SINTETEL, faz a abertura da reunião
Aurea Barrence, coordenadora do Teleatendimento do SINTETEL, apresenta as reivindicações dos trabalhadores
-
Mauro Britto, coordenador de Negociação do SINTETEL, faz a abertura da reunião
Aurea Barrence, coordenadora do Teleatendimento do SINTETEL, apresenta as reivindicações dos trabalhadores
Após ter desmarcado a reunião que ocorreria em 26/11, as empresas compareceram nesta segunda-feira, 16/12, para a primeira reunião de negociação do Instrumento Coletivo de Trabalho 2025.
Porém, como acontece todos os anos, elas vieram de mãos abanando e não apresentaram proposta.
As desculpas esfarrapadas são bem parecidas com aquelas do ano passado. Os patrões alegaram que ainda não têm o índice da inflação, não sabem quanto será o salário-mínimo, que a maioria das empresas ainda não renegociaram seus contratos e que a reoneração gradual da folha de pagamento a partir de 2025 também afetará o processo.
As empresas se comprometeram com uma agenda de reuniões para o início do próximo ano.
O SINTETEL, primeiramente reafirmou as nossas bandeiras de lutas que são:
• Reajuste Salarial para todos os trabalhadores acima do piso e correção do salário-mínimo aplicados na data-base
• Aumento no VR/VA
• Fim escala 6 x 1
A direção do Sindicato foi taxativa afirmando que não aceitará uma proposta com parcelamento de salários e benefícios. Não dá para as empresas ganharem todo ano!
O setor está sendo precarizado, pois os trabalhadores que ganham acima do piso, estão sendo vítimas de achatamento salarial com essa política de reajuste das empresas. Também colocamos na mesa de negociação que o VR não dá sequer para comprar uma coxinha e um refrigerante. Isso tem que acabar!
Queremos também negociar a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). As empresas precisam apresentar uma proposta que realmente valorize quem produz.
Nossos protestos foram um aviso a todas as empresas mostrando que os trabalhadores estão descontentes.
Vamos à luta! A próxima reunião ficou agendada para 22/01/2025.
Unidos venceremos, pois juntos somos mais fortes! Sozinho o problema é seu. Juntos o problema é nosso!