Notícias

FILTRAR:

Sintetel comparece à apresentação do novo secretário de emprego e relações do trabalho

O Sintetel prestigiou a apresentação do novo secretário de emprego e relações do trabalho do Estado de São Paulo, David Zaia. Tradicionalmente com poucos recursos, a secretaria de Emprego deve ser fortalecida pelo novo governador Geraldo Alckmin. Zaia espera, com isso, "alterar" a forma com a qual as ações do Estado no mercado de trabalho têm sido realizadas.

A ordem, agora, é se apoiar no extenso levantamento realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) junto aos 645 municípios do Estado que organiza as principais ocupações e as principais demandas das empresas. "Vamos, agora, procurar iniciativas informais que já existem e capacitar professores para oferecer aos municípios os cursos que eles precisam", diz Zaia, que vai dividir, em 2011, o equivalente a R$ 130 milhões com a secretaria do Desenvolvimento para programas de qualificação.

O dinheiro representa quase o dobro da média anual de gastos do governo federal ao longo do governo Luiz Inácio Lula da Silva, segundo dados do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), entre 2003 e 2010. A indicação de Zaia foi feita pelo PPS, partido do qual é o presidente estadual. Mas o governador Geraldo Alckmin busca, também, uma aproximação com as centrais sindicais.

Vale lembrar que Zaia foi presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas nos anos 80 e 90, presidente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e 1º secretário da União Geral dos Trabalhadores (UGT), a terceira maior central do país. Ele é o primeiro sindicalista a assumir a pasta.

O Sintetel foi representado na ocasião pelos diretores Mauro Cava de Britto e Marcos Milanez. 

Na foto: Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Estadual, Davi Zaia, Mauro Cava de Britto, deputado estadual Antonio Ramalho e Marcos Milanez.

Crédito da foto: Ronaldo Gama

TAGS