Os trabalhadores das empresas em teleatendimento finalizaram a composição da Pauta de Reivindicações para o Instrumento Coletivo de Trabalho 2025.
O SINTETEL realizou assembleias de 09 a 13 de setembro em todo o Estado de São Paulo, nas quais os trabalhadores aprovaram por maioria o elenco de reivindicações. A data-base da categoria é 1º de janeiro.
É importante ressaltar que as assembleias para composição da Pauta de Reivindicações foram convocadas mediante o edital publicado no jornal Folha de S.Paulo de 03/09/2024 e também nos canais de comunicação do SINTETEL.
Entre as principais reivindicações dos trabalhadores está a reposição salarial com aumento real e o reajuste dos benefícios, ambos com base no INPC.
A Campanha Salarial envolve milhares de trabalhadores pertencentes a diversas empresas do setor, como Atento, Almaviva, Fidelity, Mapfre Seguros, Mapfre Assistência, Abai/Parla, Teleperformance, Brasilseg, Brasilcenter, Necxt/Orbitall, Neobpo, Paschoalotto, Concilig, Concentrix e Winover entre outras.
Este ano, o processo negocial está antecipado. E por que esta antecipação?
O Sindicato e os trabalhadores querem que o salário-mínimo seja aplicado a partir da sua implantação que é em 1º de janeiro e não quatro meses após mediante o pagamento de um abono indenizatório. Além do acordo não incluir recolhimentos previdenciários e legais, o trabalhador que receber abaixo do salário-mínimo neste período ficará sem direito a um afastamento pelo INSS, sem receber o benefício e sem recolhimento do INSS. Ou seja, esse tempo não será contabilizado para uma futura aposentadoria.
Esse cumprimento da Constituição é uma bandeira do SINTETEL e queremos que ela seja cumprida.
Além deste pleito, a Pauta aprovada tem outras 108 cláusulas que são importantes para a categoria, especificamente para os trabalhadores em teleatendimento. Dentre várias premissas, destacamos:
- Salário-mínimo aplicado a partir de 1° de janeiro;
-VA/VR com valores decentes;
-Reposição da inflação + aumento real;
-PPR ou PLR com valores decentes;
-Auxílio Creche com valores dignos e ampliação da idade da criança para o recebimento com apresentação de recibo simples;
-Assistência Médica com baixos custos para os trabalhadores;
-Políticas contra todos os tipos de assédio;
-Direitos de Igualdade de Gênero.
Vale lembrar que na Pauta aprovada consta a cláusula referente à Contribuição Assistencial Laboral que é utilizada para manutenção de todos os seus serviços em defesa da categoria.
Atendimento jurídico, colônias de férias, clubes de campo, promoções culturais, descontos em faculdades, negociações de Acordos e Convenções Coletivas são alguns dos benefícios que o SINTETEL oferece ao trabalhador. Tal custeio é de extrema importância para o Sindicato e para os direitos dos trabalhadores, porém aqueles que quiserem manifestar sua oposição terão essa oportunidade no período de até 30 dias contados da data-base, ou seja, a partir de 1º de janeiro de 2025, conforme TAC firmado junto ao Ministério Público do Trabalho. Em complemento à matéria, esclarecemos que a contribuição assistencial laboral aprovada em assembleias será descontada mensalmente durante a vigência do Instrumento Coletivo de Trabalho.
O próximo passo da Campanha Salarial será a entrega da pauta pelo SINTETEL ao setor patronal.
O SINTETEL estará firme e forte na luta por salários e benefícios que atendam as demandas econômicas e sociais dos trabalhadores.
Acompanhe as notícias pelo site e pelas redes sociais do Sindicato.