Notícias

FILTRAR:

SINTETEL solicita à TIM esclarecimentos sobre recentes demissões

A direção do SINTETEL enviou ofício à TIM solicitando esclarecimentos sobre as recentes demissões que estão ocorrendo.

Uma vez que recebemos inúmeras reclamações de que a empresa está dispensando um elevado número de trabalhadores no mês, o que remete demissão em massa e sem o conhecimento do Sindicato.

A empresa, por meio de seu departamento de Relações Trabalhistas prontamente respondeu ao SINTETEL.

A seguir, publicamos na íntegra a resposta da TIM:

"Em resposta ao vosso endereçamento e atendendo de forma clara e objetiva, conforme solicitado, trazendo os devidos esclarecimentos acerca das alegações de práticas de “dispensa em massa” de empregados, insta esclarecer e assegurar que:

1 - Não existe qualquer processo de reestruturação ou “dispensa em massa” de empregados praticado na empresa.

2 - A empresa, como prática de mercado de trabalho na gestão de pessoas, possui ferramenta e ciclo anual estruturado de performance, na qual faz avaliação tanto para fins de meritocráticos quanto para renovação do seu quadro de pessoal em razão de performance ou adequação de perfil profissional (algo convencional no bojo das organizações e relações de trabalho).

3 – Convém pôr em relevo que no recebimento “de informações” não seja proeminente como referência a perspectiva de valores absolutos a partir “de um número de casos”, em detrimento de serem observados os números relativos em questão, algo forçoso de constatar na área especificada, sobretudo por concentrar um número de mais de 500 empregados. Portanto qualquer dezena de desligamento, em que pese importante valor pela perda que representa, (em que pese também ecoar nos endereçamentos feitos), não pode ser considerado como “coletivo” sob perspectiva relativa, sobretudo numa área com o número de empregados envolvidos.

4 – Cumpre destacar que a empresa segue contratando para reposição de vagas na citada área (conforme evidências abaixo). Algo que corrobora com a questão da renovação do quadro e ciclo performance, processo este anual, mas que se dilui em efeitos ao longo do ano.

Por fim, reiteramos não existir qualquer processo de reestruturação interna, reforçando que existindo qualquer processo com esta natureza a TIM como em ocasiões anteriores buscou por meio da representação dos empregados estabelecer uma composição que pudesse mitigar os efeitos da dispensa quando decorrentes de reestruturações interna ou extinção de atividades que resultasse na perda massiva e/ou concentrada de postos de trabalhos".  

O SINTETEL reafirma sua posição contrária às demissões arbitrárias e destaca que preza pela manutenção dos postos de trabalho com o objetivo de lutar sempre contra o desemprego.

Sozinho o problema é seu. Juntos o problema é nosso! Não fique só. Fique sócio do SINTETEL!