Notícias

FILTRAR:

SINTETEL cobra e Atento realoca trabalhadores em suas instalações

Recebemos diversas denúncias dos trabalhadores da empresa Atento que estavam alocados no prédio do cliente Consulting House. Segundo os relatos, os trabalhadores eram expostos às condições constrangedoras, falta de mobiliário inerente a NR17, banheiro inadequado e insuficiente ao número de trabalhadores, ambiente exposto ao sol na maior parte do dia (causando calor excessivo), entre outras situações que deixaram claro que o ambiente estava inapropriado para uma central de atendimento. 

O assédio moral foi relatado por todos os denunciantes , quando expuseram que durante reuniões internas, eram acometidos de abusos morais e ameaças pela gestão do cliente Consulting. Frases do tipo "Quem não se enquadrar será demitido", "Se não cobrar o colega, os dois estão ferrados", "Se tentar proteger o colega, vai se dar mal", eram faladas corriqueiramente aos trabalhadores. 

Em abril deste ano, diante da gravidade das denuncias dos trabalhadores, a diretoria do SINTETEL acionou a Atento, a qual entende-se ser a principal responsável pela saúde, segurança e o bem-estar desses trabalhadores, mesmo estando alocados no prédio do cliente. Para o Sindicato, uma vez que a Atento cumpri a NR-17 e o ACT, assim como os contratos individuais de trabalho, a empresa está em desacordo com o cumprimento destas diretrizes. 

Este Sindicato buscou contato com a Atento imediatamente, com a finalidade de solucionar o problema o mais breve possível, a fim de evitar maiores transtornos para ambas as partes.

Após muitas cobranças, a direção da Atento respondeu ao Sindicato que irá atender a demanda da entidade sindical em favor da categoria e comunicou que os funcionários executarão suas atividades nas instalações da Atento, a partir de 15/07. Ao mesmo tempo, irá comunicar os trabalhadores oficialmente em 05/07.

A diretoria do SINTETEL aproveita a data, Dia do Teleoperador, para, além de parabenizar a categoria, afirmar o compromisso constante desta entidade na luta por melhorias e mais valorização dos trabalhadores do setor. Lembramos ainda que, esta é uma luta que se constrói juntos, trabalhadores e sindicatos, em busca de melhores condições diárias para melhor execução de nossas atividades.

Vamos à luta! Fortaleça o seu Sindicato!