O Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais(FNMTCS), composto por 7 das maiores centrais sindicais do país, realizou uma live visando mobilização nacional contra à ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) impetrada pela CNI e CNC a trechos da Lei 14611/23 de igualdade salarial.
A condução da atividade ficou por conta da diretora do SINTETEL, Maria Edna Medeiros, que representa a Secretaria Nacional da Mulher da Fenattel e da Contcop e é adjunta na Secretaria Nacional da Mulher da UGT.
As exposições ficaram por conta da assessora sindical, Dra. Zilmara Alencar, que esclareceu os impactos das ações patronais. E Luciana Nakamura, representante do Ministério do Trabalho e Emprego, que realizou uma apresentação dinâmica do Relatório de Transparência Salarial e os impactos que vem sofrendo com a ADI nos âmbitos nacionais e regionais. Em seguida, o fórum foi aberto para dúvidas e propostas das representantes das centrais sindicais e também para perguntas e respostas das(os) participantes. Ao final, foi elaborado mais um plano ação do FNMT-CS.
Além de Maria Edna, que representou a FENATTEL, participaram, pelo SINTETEL, Aline Moraes e Paulo Xavier; o presidente do Sinttel -Roraima, Cleidison Diniz; a diretora do Sinttel Bahia, Tereza Bandeira; e pelo Sinttel Santa Catarina, Alessandra Ramos.
Acesse o link e saiba mais, na Cartilha Tira- Dúvidas sobre a Lei da Igualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios entre Mulheres e Homens.