Na tarde desta quarta-feira (08/10), o SINTETEL convocou os representantes da TLP Telecom para esclarecer as inúmeras denúncias apresentadas pelos trabalhadores.
Durante a reunião, o Sindicato solicitou que a empresa tome providências diante dos fatos apresentados, uma vez que os mesmos estão gerando insatisfação aos trabalhadores, prejuízo de cunho emocional e impacto no ambiente de trabalho.
Dentre as denúncias, destacam-se:
• Descontos de avarias de veículos – a empresa abusa nos descontos de avarias de veículos, sob a alegação de que não tem seguros veicular;
• Compensação de jornada de trabalho – a TLP descumpre o acordo de compensação “semana espanhola”. Os trabalhadores não estão usufruindo do descanso semanal remunerado. Lembrando que a não concessão de folgas, conforme parâmetros constitucionais, prejudica a vida social dos trabalhadores e seus familiares;
• Horário de almoço – empresa impõe 2(duas) horas de almoço à categoria, o que gerou inúmeras reclamações;
• Multas de trânsito – atraso na informação sobre multas de trânsito, seguidos de cobrança de juros abusivos e indevidos;
• Banco de horas – está irregular, pois a empresa não negociou seus parâmetros com o Sindicato, conforme estabelece a Convenção Coletiva de Trabalho. E ainda prejudica os trabalhadores ao fazer o lançamento de horas extras efetuadas aos domingos e feriados, sem o acréscimo legal de 100%.
Ainda durante o encontro, o Sindicato alertou sobre ser ilegal que a empresa transfira aos trabalhadores obrigações de sua responsabilidade. De acordo com informações que chegaram ao Sindicato, a empresa não faz seguro dos veículos e, em caso de avarias ou colisão, os valores são descontados integralmente e não só a franquia. Ou seja, a empresa cobra quantias totalmente incompatíveis com a renda dos trabalhadores envolvidos.
Como representante dos trabalhadores, o SINTETEL não permitirá tais desrespeitos à categoria e alerta à TLP que, caso não solucione os problemas, acionará a tomadora de serviços.
O representante da TLP, diante dos fatos apresentados, informou que necessita de um prazo para posicionar à entidade sindical sobre as denúncias.
Acompanhe mais informações pelo site e redes sociais do SINTETEL