Notícias

FILTRAR:

Já possui sua Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) foi criada em 10 de outubro de 1969, por meio do Decreto Lei 926. Antes, a chamada Carteira Profissional fazia parte de uma serie de medidas, juntamente com a Consolidação das Leis de Trabalho, conhecida como CLT, que na ocasião regulavam as condições de trabalho no Brasil. 

Desde então, a carteira de trabalho é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. Pode-se dizer que a CTPS é o principal instrumento que assegura os direitos e deveres na relação do trabalho.

Atualmente, todas as pessoas inscritas sob o Cadastro de Pessoa Física, o CPF, podem ter acesso à Carteira de Trabalho, porém, é necessário também ter idade igual ou superior a 14 anos.

Versão digital deve ser instalada no seu celular

Com o advento da tecnologia, muitos documentos foram modificados para melhor acesso e atender a população. Com a Carteira de Trabalho não foi diferente.

A versão digital surgiu em 2017, mas só em 2019 que se tornou o principal meio de contratação de pessoas físicas no Brasil.

O trabalhador já cadastrado no portal GOV.br e com as informações em dia, basta entregar ao contratante o número do CPF para que o mesmo se encarregue da contratação. Já para o empregador, as informações contidas no eSocial substituirão as anotações da antiga carteira física.

Ao acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador tem acesso a todas as informações dos contratos de trabalhos anteriores, bem como Abono Salarial, Seguro Desemprego e Auxílios. 

Atualmente, a carteira de trabalho é emitida de forma prioritária no formato digital e, excepcionalmente, no formato físico. Lembrando que o serviço é totalmente gratuito.

Como baixar a sua CTPS digital?

1- Primeiro, é necessário fazer uma conta autenticada no portal do Governo Federal, o GOV.br. Para a criação desta conta, é necessário apenas o número do seu CPF.
 
1- Após criar seu acesso no GOV.br, você deverá baixar na sua loja de aplicativos o APP referente a Carteira de Trabalho Digital. As lojas de aplicativos são: App Store (Apple) ou Play Store (Android).

2- Depois de baixar o APP, você poderá fazer o login utilizando seu acesso ao GOV.br. 

3- Pronto! A partir daí você terá todas as suas informações trabalhistas disponíveis. É também por meio deste aplicativo que o trabalhador faz as consultas de Abono Salarial e Seguro-Desemprego.
 
Para mais informações, acesse o link e baixe sua carteira digital: 

TAGS