Notícias

FILTRAR:

V.Tal apresenta proposta descabida para o Acordo Coletivo

O SINTETEL e a Comissão de Negociação da FENATTEL se reuniram com a V.Tal para prosseguir com as negociações sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2025. A segunda reunião ocorreu nesta sexta-feira (15/09).

Com a justificativa de que o cenário macroeconômico não é favorável para empresa, a V.Tal apresentou a seguinte proposta:

-Reajuste salarial, com base no INPC, de 4,06 % (excluem-se os cargos de diretores executivos e gerentes).

-VR/VA - 0% (ZERO) de reajuste. A empresa alega que já pratica, com exceção de São Paulo e Santa Catarina, valores acima do mercado em regiões onde o custo da alimentação é baixo e, baseado em pesquisas corporativistas, justifica que não é viável reajustar o benefício nessas regiões. “Seria injusto com as regiões onde o custo com alimentação é alto”, disse o representante patronal.

-Demais benefícios – ZERO de reajuste.

A Comissão de Negociação reprovou de imediato a postura da V.Tal e avalia como descabida a proposta apresentada. Considerando que “em direitos conquistados não se mexe”, os Sindicatos apresentaram a seguinte contraproposta:

-100% do INPC, retroativo a setembro, a todos os trabalhadores.

-VR/VA - 10% de reajuste, para todos os estados. 

-Demais benefícios - 10% de reajuste, para todos os estados.

-Igualdade salarial entre homens e mulheres – está na Lei, mas precisa ser documentado no Acordo Coletivo.

-Licença em caso de aborto - licença remunerada e garantia de emprego por até 60 dias.

-Ratificar a cláusula ‘63’ sobre Assédio Moral.

-Manutenção das demais cláusulas sociais.

A comissão da FENATTEL/SINTETEL deixa claro que o reajuste salarial, bem como o processo negocial, deve abranger todos os trabalhadores da empresa, independentes da função ou atividade exercida.
 
Quanto ao VR/VA, não há possibilidade de fechar qualquer negociação sem proposta de reajuste no benefício e que o mesmo deverá ser para todas as regiões representadas pela FENATTEL. Além disso, o reajuste de 10% já é índice praticado por outras empresas do setor.

A V.Tal disse que vai levar as demandas trabalhistas para serem analisadas internamente e apresentará uma devolutiva na próxima reunião, que acontecerá no próximo dia 28/09.

Acompanhe os desdobramentos das negociações no site e nas redes sociais do seu Sindicato.

SINTETEL sempre na lutar para garantir as conquistas e ampliar os direitos dos trabalhadores!