Iolanda, voluntária no Comitê da Vivo/Telefônica e responsável pela administração do Clube de Campo; e Valdir Gomes, dirigente sindical do SINTETEL e presidente do Clube de Campo de Campinas.
Para celebrar o Dia Nacional dos Voluntários (28 de agosto), o SINTETEL abriu as portas do Clube de Campo, em Campinas, para receber as crianças do Instituto Popular Humberto de Campos e os voluntários, trabalhadores da Vivo/Telefônica. O evento aconteceu na última sexta-feira (25). A ação, denominada como DVT (Dia dos Voluntários Telefônica), acontece todos os anos em parceria com o Sindicato.
Enquanto uma parte dos voluntários fazia a reforma e os reparos na escola, as crianças foram recepcionadas no Clube de Campo por outra turma de trabalhadores que promovia um dia especial, com muitas brincadeiras, almoço, lanches, etc.
“Apesar de cansativo, é gratificante e maravilhoso ver o sorriso dessas crianças”, disse
Iolanda, funcionária da Vivo e voluntária no Comitê de Voluntários, atua no projeto há 16 anos.
O Comitê de Voluntários da Telefônica é o grupo responsável pela organização, logística e gestão do projeto para fazer as ações de voluntariado acontecer. São 55 comitês espalhados pelo Brasil. O comitê faz um levantamento de todas as demandas e buscam, além da Vivo/Telefônica, parcerias com outras empresas e instituições.
“Desde o começo do ano já fazemos ações aqui em Campinas, com essa e com outras instituições. Mas escolhemos uma para o DVT. E a escolhida foi o Instituto Humberto de Campos, porque o comitê se encantou com o trabalho realizado aqui”, disse Ana Paula Santos, trabalhadora da Vivo e embaixadora do Comitê de Voluntários.
Segundo Ana Paula, a escola tem uma demanda grande para melhorias do espaço e que não seria viável apenas com a verba que a escola recebe por meio de doações.
“Toda a realização do projeto é voltada para a educação, com a ajuda da empresa e também dos trabalhadores que acabam contribuindo para que esse dia aconteça”, disse Marcelo Cabral, gerente de serviço ao cliente da VIVO e o responsável por fazer a captação e buscar apoiadores.
A Ação Social, em Campinas, contou com o trabalho de 60 voluntários e contemplou 220 crianças.
DVT
É uma ação executada pelos trabalhadores da operadora Vivo/Telefônica que, por sua vez, libera anualmente seus funcionários para executarem ações voluntárias nos quatro cantos do Brasil, com foco em ações solidarias.
Essa é a 19ª edição do DVT, com mais de 9 mil voluntarios espalhados pelo país. O DVT acontece em 59 instituições de 44 cidades do Brasil. Ação beneficiará 30 mil pessoas impactadas pela ação. A Telefônica atua desde 1999 no projeto com foco na educação.
A escola
O Instituto Popular Humberto de Campos foi criado em 1938 por Gustavo Marcondes.
“A ideia é proporcionar uma educação voltada para a afetividade, que atende crianças, os jovens, de 3 a 10 anos, e suas famílias em situação de vulnerabilidade social”, esclareceu a diretora da Educação infantil, Josiane Farias.
Durante a ação, os voluntários revitalizaram a rede elétrica, que era antiga; reformaram a sala de informática, pintaram paredes, móveis e trocaram o piso.
Lembrando que o projeto é coroado no Dia dos Voluntários Telefônica, mas as ações acontecem durante alguns meses do ano.