Notícias

FILTRAR:

SINTETEL participa de encontro internacional de sindicatos no Japão

A convite do JILAF (Japan International Labour Foundation) – Fundação do Trabalho do Japão, o SINTETEL participou pela UGT deste grande encontro sindical realizado na cidade de Tóquio, no Japão.
Do Brasil, também participaram sindicalistas da Força Sindical e da CUT, além de representantes da Argentina, Colômbia e México.

Foram 10 dias de convenção e integração com palestras, visitas em empresas, reuniões e troca de informações e de visões entre sindicatos das Américas e do Japão.

Durante os três anos de pandemia, o encontro ocorreu de forma online. Este ano foi o primeiro encontro presencial pós-pandemia. 

Os debates abordaram temas como diferenças salariais de gêneros, conhecimento para todos, história do movimento sindical, transparência no movimento sindical, direito de unir, direito de negociar e direito de agir coletivamente.

"O povo japonês é muito organizado, solícito, disciplinado e acolhedor. A troca de experiências e informações entre os sindicatos do brasileiro e a fundação japonesa foi de grande valia e refletirá para o benefício dos trabalhadores”, destaca Alexandre Rocha, diretor Regional do ABCDM e Alto Tietê e membro da comitiva brasileira.

Para o diretor Regional de Ribeirão Preto, Giuskeller Oliveira, “foi uma experiência muito boa, na qual trocamos experiências com nossos companheiros de entidades sindicais, do México, da Colômbia, da Argentina e do Japão. Falamos da importância do sindicato na vida dos trabalhadores, trocamos experiências de negociações coletivas e legislação trabalhista de cada país. Agradeço ao SINTETEL pela a oportunidade de falar para sindicalistas de outros países sobre os nossos trabalhadores em Telecom e a importância do sindicalismo em nossas vidas”, conclui.