Notícias

FILTRAR:

SINTETEL chama FENINFRA para discutir sobre a contribuição do INSS inferior ao salário mínimo nacional

A responsabilidade social das empresas passou a ser um valor essencial para trabalhadores e a sociedade como um todo, e com este objetivo o SINTETEL convidou a FENINFRA (federação patronal) na condição de representante no assessoramento das empresas, que se empenhe para junto se buscar uma resolução.

Os representantes do Sindicato também registraram a insatisfação pela não participação das empresas na reunião, diante da relevância do tema a ser tratado.

O SINTETEL enfatizou que a problemática trazida na reunião envolve necessariamente trabalhadores, empresas e as instituições. Ressaltou ainda que o Sindicato foi procurado por alguns trabalhadores de empresas de teleatendimento, os quais relatam que não estão conseguindo usufruir de benefícios junto ao INSS, uma vez que o mesmo alega que não tiveram as contribuições previdenciárias necessárias para assegurar a condição de segurado, e que neste período houve recolhimento das respectivas contribuições inferior ao salário mínimo mensal.

O Sindicato solicitou que as empresas do setor que se utilizam do pagamento do piso salarial (salário mínimo nacional) de forma proporcional à jornada de trabalho assumam o compromisso em complementar o montante da contribuição mensal mínima   do trabalhador, em observância ao que consta da reforma previdenciária, destacando que no seu entender não é justo e moralmente aceitável, considerando ainda que embora haja conflito legal no assunto.

A direção do Sindicato também destacou que nem sempre o trabalhador tem clareza de como funciona a legislação, o que pode comprometer seu futuro como cidadão, somado ao fato de que as empresas são quem efetivamente se beneficia da mão de obra do trabalhador.

Por fim o SINTETEL registrou que fará o possível para sanar a situação para evitar maiores transtornos e prejuízos aos seus representados, inclusive se for o caso, buscará ajuda aos órgãos oficiais, todavia, espera que as empresas sejam sensíveis e atendam a reivindicação.

Para dar prosseguimento às tratativas, ficou agendada nova reunião virtual para 19/05/2023.