Notícias

FILTRAR:

SINTETEL participa do 5º Congresso Nacional da UGT

Diretores do SINTETEL participam do 5° Congresso Nacional da UGT. O evento, que acontece na capital Paulista, iniciou na manhã desta segunda-feira (08/05) e se encerra na terça-feira (09/05).

O 5º Congresso Nacional abordará o tema Democracia, Paz e Emprego. Na capital paulista, reúne mais de mil sindicalistas de todos os estados da Federação.  

Além da diretoria da UGT, os ministros, Luiz Marinho, Trabalho e Emprego; e Marcio França, Portos e Aeroportos do Brasil; participaram da abertura do evento.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, ressaltou durante a abertura dos trabalhos que o local escolhido para a realização do Congresso não foi por acaso, já que foi o lugar onde aconteceu a 3ª CONCLAT (Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras), em 2022, e o início das ações que culminaram no fora Bolsonaro. 
 
Patah falou sobre as dificuldades que o movimento sindical enfrentou nos últimos sete anos, principalmente com mudanças profundas no mundo do trabalho e que, com a fundamental contribuição das mulheres e, em especial da população do norte e do nordeste brasileiro, o fascismo foi derrotado.  “Estamos com um governo que nos trouxe a esperança da inclusão social, do fim da discriminação racial, da igualdade de oportunidade”.

O ministro Marcio França enfatizou que o Brasil está voltando justamente porque agora este governo respeita as pessoas que divergem. “Imagina como seria chato se todos fossem iguais, todos torcessem para um mesmo time”.

Marcio França agradeceu o convite de participar da abertura e fez uma referência a diversidade do congresso, com grandes delegações de todos os estados brasileiros.

Já o ministro Luiz Marinho, ressaltou que é preciso haver unidade entre o movimento sindical. Ressaltou ainda sobre a importância das ações sindicais que já contribuíram para o aumento do salário mínimo e lembrou que a reforma trabalhista precisa ser revista, para corrigir excessos.

Na ocasião, Eleuza de Cássia Bufelli Macari, vice-presidente da UGT, fez o lançamento da Campanha Mulheres para Avançar, que visa o fortalecimento do regimento interno da entidade que diz: 

• A(s) chapa(s) será(ão) entregue(s), por um representante, ao Presidente da Mesa da Sessão Plenária de Eleição, nos primeiros quinze minutos a partir da instalação da mesa.
 
• E deverão estar integradas, no mínimo, por 30% de mulheres.

Os delegados e delegadas presentes receberam kits da Campanha em apoio à sindicalização de funcionários da Starbucks dos Estados Unidos, contando com o relato de Lydia Fernandez, que é barista da Starbucks na Filadélfia, Pensilvânia,

Lydia explicou que os (as) trabalhadores norte-americanos estão empenhados em organizar sindicatos sem o receio de sofrer algum tipo de represália e, a solidariedade mundial que está ocorrendo, em especial as ações do Brasil, são fundamentalmente e importante para o conjunto das ações realizadas pelos (as) trabalhadores (as) nos Estados Unidos.

A delegação do SINTETEL presentes ao Congresso, além do Presidente do Sindicato, Gilberto do Dourado, é composta por mais 10 dirigentes sindicais. 

O presidente Gilberto Dourado destaca a relevância em participar de um evento de tal grandeza, pois essa é uma oportunidade de discutir os rumos que nortearão a central sindical e, consequentemente, o movimento sindical, pelos próximos anos.

O secretário Geral do SINTETEL, Mauro Cava de Britto, fez o uso da palavra e dissertou sobre a nova fórmula de custeio sindical.