A V.TAL anunciou um processo de reestruturação organizacional que prevê demissões de trabalhadores.
Nesta quinta-feira, 04/05, dirigentes do SINTETEL estiveram reunidos com a empresa e cobraram explicações sobre suas intenções.
As alegações dos representantes da V.tal sinalizaram que a empresa está passando por um movimento natural de busca por eficiência operacional, cujo início se deu em junho/2022, quando a nova administração assumiu a Companhia.
A reestruturação ocorre em todas as áreas da V.tal, desde o administrativo até as operacionais abrangendo as operações em todo território nacional. O objetivo é reduzir 10% do efetivo de trabalhadores.
A empresa ainda informou que prorrogará o plano de saúde por três meses aos trabalhadores desligados. O Sindicato e a Federação também questionaram a possibilidade de criar um mecanismo de indicação/recolocação desses trabalhadores. A Companhia atendeu este pedido e se comprometeu a disponibilizar apoio e recolocação por meio de plataforma eletrônica/parceiro externo.
A direção do SINTETEL e da FENATTEL não concordaram com o posicionamento unilateral da empresa ao apenas comunicar a reestruturação sem negociar qualquer pacote de incentivos aos trabalhadores.
O Sindicato e a Federação foram enfáticos ao repudiar tal atitude da V.tal e reivindicou a suspensão das dispensas para uma melhor forma de negociação dos trabalhadores envolvidos. O Sindicato e Federação querem saber também o número de desligados por estado e por área de atuação.
Os dirigentes do Sindicato e da Federação pleitearam que a empresa apresente um maior pacote de benefícios aos trabalhadores desligados, além de entender que se faz necessário uma compensação/incentivo para os mesmos.
E por fim, queremos uma nova reunião para discussão e alinhamento. O SINTETEL e a FENATTEL reafirmaram seu descontentamento com o processo como um todo, reivindicando que os seus pleitos sejam novamente revisitados pela empresa e, ainda, sugeriu uma nova reunião antes da realização das dispensas.
Os representantes da V.tal se comprometeram a levar para outras esferas da empresa os pleitos do Sindicato. Mas não garantiu que os mesmos sejam contemplados.
O SINTETEL continuará insistindo por uma saída melhor para não impactar ainda mais a vida dos trabalhadores.
SINTETEL sempre na luta em defesa do trabalhador em telecom!