Dirigentes do SINTETEL participam do Curso de Formação da UGT
Maria Edna Medeiros, do SINTETEL e secretária da mulher da UGT, foi a mediadora do tema Democracia, Paz e Trabalho: Os sindicatos do mundo propõem um novo contrato social
-
Dirigentes do SINTETEL participam do Curso de Formação da UGT
-
Maria Edna Medeiros, do SINTETEL e secretária da mulher da UGT, foi a mediadora do tema Democracia, Paz e Trabalho: Os sindicatos do mundo propõem um novo contrato social
Nos dias 26 e 27 de abril, dirigentes sindicais do SINTETEL participaram do módulo I, do Curso de Formação Político-Sindical da UGT Nacional, em Parceria com o Instituto Solidarity Center (AFL-CIO). O objetivo é aperfeiçoar o conhecimento dos dirigentes sindicais para facilitar a sindicalização e, consequentemente, fortalecer os sindicatos.
O curso reuniu cerca de 230 sindicalistas e foi realizado em formato híbrido (presencial e online), na sede da UGT, em São Paulo.
Ricardo Patah, Presidente Nacional da UGT; Chiquinho Pereira, Secretário Nacional de Organização e Formação Político-sindical; Gustavo Garcia, representante do Solidarity Center e Canindé Pegado, Secretário Geral da UGT Nacional iniciaram os trabalhos e foram enfáticos ao destacar sobre a importância da formação e do conhecimento para os dirigentes sindicais e os trabalhadores.
Este primeiro módulo foi para sindicalistas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o abordou os seguintes temas: Trabalho e Meio Ambiente: Duas Faces da mesma Moeda, palestra da Filósofa e Socióloga, Marina Silva; Democracia, Paz e Trabalho: os Sindicatos do Mundo propõem um Novo Contrato Social, exposto pelo Professor Erledes da Silveira; Os Desafios da Sindicalização nesses Tempos de Mudanças, apresentado por Antônio Marx, Organizador Estratégico para as Américas da CSI; Projeto Semáforo - Case de Sindicalização, experiência do SIEMACO, apresentado pelo dirigente sindical e Presidente da CONASCON, José Moacyr Pereira e o tema Resgatar a Função Social da Economia, apresentado pelo economista Doutor Ladislau Dowbor, professor titular da PUC/SP.
O SINTETEL foi representado por oito dirigentes sindicais. Maria Edna Medeiros, do SINTETEL e secretária da mulher da UGT, foi a mediadora do tema Democracia, Paz e Trabalho: Os sindicatos do mundo propõem um novo contrato social.
Os representantes de base do SINTETEL presentes no curso, aproveitaram o momento e participaram ativamente da formação. A ideia foi aperfeiçoar o conhecimento dos dirigentes sindicais, fortalecer o debate e o Sindicato nas bases e replicar o aprendizado para a categoria.
O Curso de Formação terá uma segunda etapa. A coordenação do curso irá aplicar as aulas/debates da seguinte forma:
-No mês de maio (formato virtual) - para as regiões norte e nordeste;
-Em junho (formato virtual) - regiões sul, sudeste e centro-oeste;
-Em julho (formato virtual) - para as regiões norte e nordeste;
-Em agosto (formato híbrido) - para todas as Regiões do país, será sediado em Manaus.