Notícias

FILTRAR:

SINTETEL participa de reunião nacional trimestral com a CLARO para esclarecimentos e soluções

O SINTETEL participou de uma reunião nacional com a CLARO que envolveu diversos sindicatos do Brasil filiados à FENATTEL. O encontro ocorreu em 26/04.

O objetivo da reunião online foi o de esclarecer e resolver diversas questões do dia a dia, antes mesmo que se inicie a campanha salarial, cuja data-base é 1º de setembro.

A seguir, divulgamos as demandas que a bancada sindical encaminhou à empresa, seguidas das respostas da mesma.

• PPR – Os sindicatos reclamaram que houveram erros e muito ruído na divulgação do PPR 2022 e isso gerou desconforto às entidades, pois a empresa anunciou alguns percentuais de atingimentos aos sindicatos que não correspondiam à realidade. Por isso, os valores a receber foram menores do que a expectativa gerada
A empresa respondeu que existiram divergências no entendimento em algumas localidades. Porém, ela se comprometeu a melhorar e fazer ajustes na comunicação.

Denúncias de precarização nas terceirizadas e quarteirizadas, inclusive com a quinterização de serviços feitas de forma ilegal
A CLARO respondeu que não admite precarização das formas de trabalho. A empresa alega que preza pela responsabilidade social e que não concorda com o desrespeito às leis trabalhistas e que por esses motivos já descredenciou diversas empresas.

• Os sindicatos pontuaram que em algumas localidades há dificuldades em sindicalizar trabalhadores e adentrar em alguns prédios
A empresa disse que não dificulta a sindicalização e que também não proíbe a entrada nos prédios.  Isto é apenas uma questão de alinhamento, ou seja, combinar a visita dos sindicatos com antecedência. 

• Trabalhadores reclamam que suas metas são reduzidas indevidamente por problemas alheios à sua vontade, tais como: roubo de cabos, caminhões com carga alta rompem cabos, intempéries climáticas, entre outras situações
A empresa se comprometeu a analisar internamente e dar uma devolutiva aos sindicatos.

• Problemas com a Remuneração Variável de Lojas com a existência de um gatilho de 80% para obtenção, além da falta de transparência e com metas retroativas
A CLARO afirmou que o modelo de RV não é novo, pois ele existe desde 2018. Vai apurar internamente o que pode ter ocorrido e dar a uma devolutiva aos sindicatos.

• Os sindicatos reivindicaram o VA/VR nas férias e nos afastamentos
A empresa disse que a discussão precisa ser aprofundada e que voltará ao tema durante as negociações do Acordo Coletivo.

• A bancada dos trabalhadores reivindicou a extensão do plano de saúde aos dependentes de 21 para 24 anos
A empresa disse que a discussão precisa ser aprofundada e que voltará ao tema durante as negociações do Acordo Coletivo.

• Demissão de coordenadores devido a redução da rede de cabos coaxiais pela introdução da tecnologia de fibra ótica
A empresa disse que procura treinar, aperfeiçoar e remanejar estes trabalhadores e que algumas demissões são pontuais.

• Os sindicatos questionaram a reivindicação de isonomia para todos os trabalhadores no último Acordo Coletivo e a empresa negou a aplicação para os gerentes
De forma unilateral, para fazer média com os gerentes e jogar os mesmos contra os sindicatos, aplicou o reajuste tão logo as assembleias aprovaram o Acordo Coletivo. Todas as entidades sindicais repudiaram essa atitude da empresa.
A empresa respondeu que não houve essa intenção e pela complexidade dessa situação, se comprometeu a avaliar em conjunto com as entidades sindicais.