Notícias

FILTRAR:

Em reunião com o SINTETEL, Icomon responde aos questionamentos

Dirigentes sindicais e representantes de base do SINTETEL se reuniram com a direção da Icomon. A reunião presencial ocorreu no canteiro da Vila Guilherme, no último dia 29/03. Na ocasião, também foi apresentado opções de cursos de qualificação profissional, a iniciativa é uma parceria entre SINTETEL e o Instituto Monitor.

Os dirigentes do Sindicato iniciaram apresentando os questionamentos apontados pelos trabalhadores e solicitou da empresa um posicionamento diante das queixas da categoria. 

A Icomon, por meio do seu diretor de Operações, Marcos Jardini, fez uma análise do cenário corporativo da prestadora e se comprometeu em responder as questões apresentadas.  

Confira a seguir, os questionamentos do SINTETEL encaminhados pelos trabalhadores e as respostas da Icomon:

PPR 
SINTETEL questiona: avaria de carro. Trabalhadores pagam a avaria do carro e tal fato reflete no PPR. O pagamento do PPR dos trabalhadores da REDE apresenta falta de transparência e medição, segundo informam os trabalhadores. Todo mês de pagamento de PPR a empresa faz a troca e check list de alguns veículos, com isso os condutores perdem a gratificação por dirigir.

Icomon responde: no PPR Icomon há o “Prêmio por Zelar Veículo”, no qual concede um bônus no PPR para quem dirigir o veículo sem dar causa a acidentes. As trocas e manutenções dos veículos seguem cronograma definido previamente e não tem vínculo com o período de avaliação de PPR.

Ponto Eletrônico
SINTETEL: os trabalhadores apontaram diversos problemas com o sistema de ponto eletrônico, causando prejuízo aos mesmos. 

Icomon: a empresa afirmou que está em fase piloto para troca de do sistema de marcação de ponto com reconhecimento facial. Neste momento, apenas supervisores, coordenadores e administração estão operando o novo aplicativo, sem intercorrências ou prejuízos para a operação.

Plano médico 
SINTETEL: trabalhadores reivindicam abertura de janela do plano médico, para dowgrade e upgrade.

Icomon: a abertura de janela para adesão, upgrade e downgrade, obedece a critérios contratuais com a Notredame. A Icomon afirma que já está em negociação para atender a esta reivindicação na próxima renovação contratual.

Brigadeiro Galvão 
SINTETEL: trabalhadores perguntam qual a possibilidade de trabalhar de forma híbrida.

Icomon:  a empresa disse que os trabalhadores que prestam serviço no local seguem a regra definidas pelo cliente. Por isso não é cabível à Icomon decidir pela forma híbrida de trabalho.

Furtos de materiais e ferramentas
SINTETEL: trabalhadores informam que pagam 50% do valor quando os materiais são furtados.
 
Icomon: a empresa informou que todos os casos são analisados conforme política interna.

Veículo nas férias
SINTETEL: negociar a possibilidade da liberação de veículos nas férias informando a liderança com 30 dias de antecedência com KM e limite de distância estipulado.

Icomon: a empresa informou que os veículos já ficam com os trabalhadores no período de férias. 

GEPACI 
SINTETEL: os trabalhadores reclamam que o GEPACI não funciona. Sindicato apurou que há uma grande insatisfação dos trabalhadores com o sistema.

Icomon: o tempo médio de espera gira em torno de 1 minuto. Eventualmente, nos dias de pico (pagamento / adiantamento), esse período pode ser um pouco maior devido ao volume de ligação.

Promoções Multiskill Jr 
SINTETEL: trabalhadores reivindicam enquadramento corretos em cargo e promoções. Alguns trabalhadores recém-contratados esperam mais de 5 meses para ser promovido, sendo que, no processo seletivo, a informação é que o prazo de 90 dias.

Icomon: A empresa solicita o detalhamento e o envio do nome de trabalhador para verificação.

Instituto Monitor

Em um segundo momento, os representantes do Instituto Monitor apresentaram a possibilidade de abertura de novas turmas para o o curso de Técnico em Eletrônica com especialização em Internet das Coisas e Fibra Ótica. A iniciativa é uma parceria entre SINTETEL, Instituto Monitor e Icomon, tal parceria objetiva preparar os trabalhadores para este novo cenário tecnológico.
A diretoria da Icomon novamente recebeu com bons olhos o que foi apresentado e já concordou com o que o SINTETEL juntamente com o Instituto Monitor possa realizar visitas às bases para fazer as inscrições de novas turmas de trabalhadores/alunos que desejam dar um novo sentido profissional em suas carreiras.

SINTETEL sempre junto como o trabalhador na luta em defesa dos seus direitos!