Cristiane do Nascimento,dirigente do SINTETEL e vice-presidenta da UNI Mulheres da América; e Gabriela Cordeiro, da FENATTEL
A dirigente do SINTETEL e vice-presidenta da UNI Mulheres da América, Cristiane do Nascimento, e Gabriela Cordeiro, da FENATTEL participaram da reunião do Comitê Mundial de Mulheres. O encontro internacional aconteceu nos dias 27 e 28 de março, na capital espanhola, Madri.
Na ocasião, foram discutidas as prioridades estratégicas para as mulheres, a luta por trabalho decente e um mundo mais sustentável. Dentre os temas da reunião, destacam-se:
- Maior participação das mulheres nos sindicatos;
- Mundo livre de violência e assédios moral e sexual;
- Garantia da saúde e segurança nos locais de trabalho;
-Inserção dos jovens no mundo sindical;
-O fim da violência de gênero e pela saúde mental;
-Por igualdade salarial para homens e mulheres;
-Ratificação da Convenção 190.
Além do Brasil, o encontro reuniu mulheres de outros países como Argentina, Uruguai, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Espanha, Japão, dentre outros.
Do que se trata a Convenção 190?
A Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabelece normas para acabar com a violência e o assédio (moral e sexual) no mundo do trabalho e as maiores vítimas são as mulheres. A convenção é o primeiro tratado internacional a reconhecer o direito de todas as pessoas a um mundo do trabalho livre de violência e assédio, incluindo violência de gênero.