Notícias

FILTRAR:

SINTETEL e FENATTEL se reúnem com o ministro das Comunicações

O presidente do SINTETEL e da FENATTEL, Gilberto Dourado, acompanhado dos presidentes do SINTTEL-SC, Rogério Soares e da presidente da FENINFRA – Federação Patronal, Vivien Suruagy, se reuniram com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em Brasília. A reunião ocorreu nesta segunda-feira, 06/02.

O encontro é uma continuidade dos diálogos envolvendo o setor de telecom as entidades vêm desenvolvendo com órgão públicos.

Gilberto Dourado demonstrou ao ministro grande preocupação com a segurança e com os riscos à vida dos trabalhadores, exigindo o Selo de Qualidade para a atuação das empresas em telecomunicações.

O objetivo do Selo é que as empresas prestadoras de serviços do seguimento trabalhem de acordo com as normas coletivas da categoria, tais como: acordos e convenções coletivas, questões tributáveis, área de segurança, valorização da mão de obra e o fim da precarização das condições de trabalho.

O presidente do Sindicato e da Federação também criticou a precarização nas relações de trabalho promovidas pelas empresas piratas. Também se manifestou contrário a algumas medidas tomadas em relação ao telemarketing e teleatendimento, pois houve um aumento no desemprego. 

Sobre as chamadas de telemarketing abusivo, entendemos que devam ser coibidas as práticas excessivas que gerem importunação ao consumidor.

Levantamos também a preocupação com implantação de Inteligência Artificial. A FENATTEL e o SINTETEL entendem que essa prática mais reduz postos de trabalho no setor do que cria novos empregos com atividades mais complexas.

Vale lembrar que a FENATTEL e o SINTETEL se reuniram, no final do ano passado, com o presidente da ANATTEL. Na ocasião, também trataram destes mesmos temas em defesa dos trabalhadores.  “Sabemos que será uma luta grande e aguerrida e por isso teremos, ainda neste ano, mais reuniões com outros ministérios do Governo para defender os postos dos trabalhos”, concluiu Gilberto.