Notícias

FILTRAR:

SINTETEL acompanha a transição do plano de saúde na VIVO

O SINTETEL e os sindicatos filiados à FENATTEL participaram de reunião com a VIVO para esclarecer a troca de operadora do plano de saúde dos empregados da companhia. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, (01/02), de forma online.

A reunião foi solicitada pelos sindicatos devido a grande demanda de questionamentos dos trabalhadores sobre tal mudança. 

O plano de saúde é um benefício conquistado pelo SINTETEL e garantido em Acordo Coletivo. Por este motivo, a VIVO tem a obrigação de discutir com a entidade sindical quaisquer mudanças que tenha a intenção de realizar. 

As mudanças ocorrerão somente para os usuários do plano de saúde Amil. O novo plano será operado pela SulAmérica Saúde, a partir de 01/03/2023. 

Salientamos que não haverá mudanças para os trabalhadores, aposentados e ex-funcionários que utilizam a operadora CNU – Central Nacional Unimed, ou seja, permanecerão nos planos vigentes. 

A empresa informou que, após analisar o cenário econômico da gestora de saúde Amil, optou pela mudança para garantir melhores condições aos usuários. Além disso, ela afirma que garantirá o mesmo padrão do plano utilizado atualmente.

A VIVO afirmou que manterá uma estrutura necessária de atendimento aos usuários para apoiá-los nesta transição, inclusive para os casos especiais, tais como: trabalhadores e dependentes em home care, internações, gestantes, crônicos, oncológicos, dentre outros. É importantíssimo que esses trabalhadores comuniquem a empresa sobre sua situação de saúde e suas necessidades por meio do link já enviado a todos.

A empresa informou que divulgará mais detalhes sobre o plano para todos os trabalhadores como, por exemplo, a rede credenciada.

Novos credenciamentos
Caso você tenha notado que algum médico ou clínica que você utiliza e que não está contemplado no novo plano, solicitamos que envie os nomes, os endereços e telefones dos mesmos para o SINTETEL CLICANDO NESTE LINK para que possamos negociar com a VIVO a possibilidade de realizar novos credenciamentos. 

Aposentados e ex-trabalhadores (Lei 9656/98)
O SINTETEL questionou o reajuste no plano de saúde visto que os salários dos aposentados são muito inferiores ao percentual aplicado que foi de 25,7% em 2023.

O Sindicato já conseguiu reduzir esse índice para 19%, mas reivindicamos um percentual de reajuste ainda menor. Outra reivindicação foi a possibilidade de mudar de faixa do plano de saúde. 

A empresa se comprometeu em levar os pleitos dos usuários à área responsável e dará um retorno ao SINTETEL.

A direção do SINTETEL também reivindicou a antecipação do acesso ao aplicativo para consulta à rede credenciada.

A preocupação do Sindicato sempre foi e será com os trabalhadores. Dessa forma, vai acompanhar a transição de perto.