Descontos indevidos e empréstimos consignados sem autorização aumentaram 30%
Depois da digitalização do INSS e o término dos holerites impressos, os aposentados são frequentemente vítimas por descontos indevidos e contratação de empréstimos consignados, sem conhecimento ou a devida autorização. Muitos só percebem os descontos depois de meses.
Segundo a Defensoria Pública da União, o número de reclamações na justiça contra tais descontos, aumentaram 30% em 2022. Foram 6.500 reclamações, dentre as quais estão as cobranças indevidas, feitas por associações e entidades de classe à título de contribuições e empréstimos consignados, que se mantém no topo das reclamações, e muitas vezes os aposentados só percebem depois os desfalques nas contas.
Segundo o órgão, são 1.360 ações de aposentados que pedem o ressarcimento do dinheiro descontado, o que supera as ações em 2021. A justificativa é que essas associações se aproveitam da simplicidade e da falta de conhecimento desses aposentados, obtém a autorização e conseguem cobrar por alguns meses, até a pessoa perceber. Com relação aos empréstimos consignados, tal problema se dá por conta da inexistência dos contracheques em papel, o que faz muitos aposentados perderem o controle da própria conta, para se precaver contra esses golpes e empréstimos.
O SINTETEL dá a dica
Acesse o sistema MEU INSS, na internet ou baixe o aplicativo no celular.
- No MEU INSS tem um serviço específico para bloquear consignações. Portanto, se você quer resguardar seu patrimônio e não tem nenhum empréstimo vigente, acesse o sistema e faça o bloqueio contra novas consignações.
Mas é importante que você saiba que, se um dia houver a necessidade de solicitar o serviço novamente, é só retornar ao MEU INSS e fazer o desbloqueio para o empréstimo consignado.
Quem pode utilizar este serviço?
-Aposentados ou pensionistas do INSS.
É preciso ser titular da aposentadoria ou pensão ou ser representante legal da pessoa titular do benefício (que possua termo de representação legal).
Importante! O procurador do beneficiário não pode solicitar este serviço. Sendo assim, não é possível realizar empréstimo consignado em benefício que tenha procurador cadastrado.
Confira as etapas para a realização deste serviço:
• Entre no Meu INSS;
• Clique no botão “Novo Pedido”;
• Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
• Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
• Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
De acordo com o INSS, caso o aposentado identifique uma fraude no recebimento de seu benefício, ele deve imediatamente fazer uma denúncia/reclamação na ouvidoria do Órgão e registrar um boletim de ocorrência.
A dica é: checar sempre, que possível, o extrato por meio do Meu INSS, e bloquear as cobranças indevidas.
Fique atento ao seu benefício e compartilhe essa informação com seus amigos aposentados!
SINTETEL sempre na luta pelos direitos dos trabalhadores aposentados e da ativa!