Notícias

FILTRAR:

Trabalhador fica gravemente ferido após receber descarga elétrica em Bauru

Um trabalhador de uma empresa de telecomunicação e tv a cabo sofreu ferimentos graves ao ser eletrocutado enquanto fazia manutenção em cabos de fibra ótica em um poste de energia elétrica. O fato ocorreu na Vila São Paulo, em Bauru.

Devido à gravidade dos ferimentos, o paciente foi transferido para a UTI da Unidade de Tratamento de Queimaduras do Hospital Estadual de Bauru.

Embora a empresa citada não faça parte daquelas as quais o SINTETEL representa, a direção do Sindicato quer fazer um alerta à categoria da importância de seguir rigidamente a NR-10.

O que é a NR-10?
A NR-10 é a Norma Regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil que tem por objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem nas instalações e serviços com eletricidade.

Esta norma regulamentadora abrange todas as fases da transformação de energia elétrica e todos os trabalhos realizados com eletricidade ou em suas proximidades: geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas, e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

SINTETEL alerta os trabalhadores e as empresas
É muito importante que as empresas ministrem o treinamento aos trabalhadores com base na NR-10 para que todos saibam as maneiras corretas de evitar acidentes como este ocorrido em Bauru.

Segundo dados obtidos pelo SINTETEL, no ano de 2021, no Brasil morreram mais de 700 trabalhadores nessa situação, seja de energia elétrica ou de telecomunicações.

Os trabalhadores devem reivindicar das empresas o treinamento adequado, procurar se informar com o técnico de segurança e não assinar documento de participação em treinamento sem ter participado, pois já chegou ao Sindicato denúncia desse tipo.

O SINTETEL fiscaliza e também reivindica das empresas que forneçam os EPIs, o treinamento adequado, pois a saúde do trabalhador este em primeiro lugar.

A importância da criação do Selo de Qualidade
Na visão do SINTETEL, as operadoras devem contratar empresas idôneas, que treinam os seus trabalhadores, realizam cursos sobre a NR-10 e fornecem os equipamentos de segurança necessários. 

E por isso, que a direção do Sindicato insiste na implantação do Selo de Qualidade que selecionará e qualificará as empresas do seguimento. 

Isso é imprescindível, visto que estamos ingressando numa nova tecnologia e precisamos evoluir em todos os aspectos, inclusive na segurança dos trabalhadores.