Notícias

FILTRAR:

SINTETEL e FENATTEL participam de encontro para fechamento dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Na manhã da última quarta-feira (07/12), a diretoria do SINTETEL e da FENATTEL participaram do encontro de fechamento dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que no Brasil iniciou no Dia da Consciência Negra (20/11), considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra.

A ação foi organizada pela Rede de Mulheres da UNI Brasil em parceria com o Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais.  O evento aconteceu na sede do SENTRACOS, na capital paulista, de forma híbrida, ou seja, presencial e virtual.

Ricardo Patah, presidente da UGT e anfitrião neste evento, fez a abertura do encontro, alertando para a vulnerabilidade feminina, principalmente no ambiente de trabalho, e sobre a importância de ratificar a Convenção 190 da OIT. “Temos agora a oportunidade de estar na transição do governo e levar as pautas trabalhistas para ser debatida em âmbito nacional. Vamos trabalhar juntos para que temas tão importantes para o mundo sindical tenham relevância no futuro governo. Vamos fazer um Brasil de inclusão, de melhor distribuição de renda, um país cidadão”, disse Patah.

O evento foi mediado pela dirigente do SINTETEL/FENATTEL, Maria Edna Medeiros, que assumiu recentemente a coordenação da Rede de Mulheres UNI Brasil - representando as trabalhadoras do setor de telecomunicações - e é adjunta na Secretaria Nacional das Mulheres da UGT. "O objetivo deste encontro, além da fortalecer a Campanha Mundial dos 16 Dias de Ativismo, faz parte também da Campanha pela Ratificação da Convenção 190 da OIT, que reconhece o direito de todas as pessoas a um mundo de trabalho livre de violência e assédio", completa.

Cristiane do Nascimento, diretora do SINTETEL é uma das vice-presidentas da UNI-Américas Mulheres, enfatizou a luta das mulheres pelo mundo. “Nossa luta é uma constante. Pelo fim da violência de gênero, pela igualdade salarial, fim do assédio moral e sexual, por mais inclusão, pela saúde mental, entre outras. Essas são questões que envolvem dirigentes por cada canto do mundo”, acrescentou Cristiane. 

Verônica Fernandez Mendez, chefa mundial do Departamento de Igualdade de Oportunidades da UNI Global Union, além de acompanhar sempre os trabalhos, apresentou um panorama mundial e falou das expectativas para a Ratificação da Convenção 190 da OIT pelo Brasil no próximo governo.

Já a Dra. Zilmara David de Alencar, assessora parlamentar e sindical, apresentou um balanço da equipe de transição e falou sobre as perspectivas sindicais na pauta das mulheres no próximo governo. 

Além de setores como bancários, correios, gráficas, transportes, serviço público, comércio, entre outros, participaram também do evento as companheiras que formam a Rede de Mulheres: Fernanda Lopes, CONTRAF-CUT; Rosilania Correia, Comerciários de SP; Andrea Garcia, da UNI-Américas - que fez parte da mesa de abertura e a companheira Junéia Batista, Secretária da Mulher da CUT, que representou o Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais neste ato. 
O evento contou com várias participações presenciais e virtual de todo o Brasil.