Notícias

FILTRAR:

Atenção, trabalhadores! Pausa particular para uso de banheiro não conta para recebimento de variável

No início do mês de novembro, os trabalhadores enviaram muitas denúncias ao SINTETEL sobre o descumprimento da NR-17 – na qual trata da permissão às necessidades fisiológicas, determinando que os operadores saiam de seus postos de trabalho a qualquer momento da jornada, sem prejuízo nas avaliações e remuneração. Na ocasião, foi informado que para ir ao banheiro precisavam solicitar aprovação via sistema e somente se o líder autorizasse conseguiam tirar a pausa. Além do descumprimento da norma regulamentadora, ficou evidenciado o abuso e prática de assédio moral por parte da supervisão.

Naquela ocasião, ciente de que a empresa foi acionada e que agiria para solucionar a questão, o Sindicato anunciou aos trabalhadores que o problema foi resolvido. Mas, não! Várias denúncias foram encaminhadas ao SINTETEL, que por sua vez chamou a Atento para prestar os devidos esclarecimentos. 

Os dirigentes sindicais reprovam a atitude da empresa em relação ao tema, uma vez que já foi acionada pelo representante dos trabalhadores no passado, e tendo em vista o e-mail encaminhado à entidade no dia 22/11/2022, informando da solução da irregularidade.
 
Em reunião, realizada no dia 23/11, com representantes da Atento - operação VIVO, a diretoria do SINTETEL cobrou providências da empresa em garantir aos trabalhadores a pausa para o uso do banheiro, sem que fosse deduzida da remuneração variável. Lembrando que tal medida já é garantida pela NR-17. 

O SINTETEL solicitou que a empresa fizesse um comunicado aos trabalhadores informando que as pausas legais não são computadas para fins de pagamento da remuneração variável/avaliação. 
  
Na base

A diretoria do SINTETEL conversou com os trabalhadores da Atento - operação VIVO, em São José dos Campos,  com a finalidade de esclarecer como foi a resolução do problema.

Sozinho o problema é seu. Juntos o problema é nosso!

SINTETEL sempre na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores em telecom.