Notícias

FILTRAR:

SINTETEL participa do debate para implantação do 5G em São José do Rio Preto

Nesta quarta-feira, 16/11, o presidente do SINTETEL Gilberto Dourado, o diretor regional de Bauru e Rio Preto, Jorge Xavier e a dirigente sindical Andreia Renata participaram do debate para a implantação do 5G na Câmara Municipal de São José do Rio Preto.

Os dirigentes sindicais estiveram na audiência pública que debateu a adequação da legislação municipal para a implantação da quinta geração de conectividade móvel, o 5G, na cidade.

Na ocasião, Gilberto Dourado destacou que a implantação do 5G em todo o Estado de São Paulo, vai fomentar novos negócios, novas necessidades de qualificação de pessoal e geração em curto prazo de mais de 1,5 milhão de empregos. 

“Estamos correndo para requalificar os nossos trabalhadores para este novo desafio. Prova disso é a parceria que firmamos com o Instituto Monitor e com a TEL, empresa de telecom que atende a região, com o objetivo de preparar os trabalhadores para um futuro tecnológico diferente do atual”, afirma Gilberto Dourado, presidente do SINTETEL.

O presidente do SINTETEL também levantou a importância da criação de um selo de qualidade às empresas de telecomunicações, inclusive aquelas novas que entrarão no mercado para operar o 5G. “O objetivo é assegurar que essas companhias adotem as melhores práticas, qualificação e capacitação para os trabalhadores, e que não utilizem mão de obra precarizada e equipamentos e recursos de origem duvidosa”, conclui.

Quais benefícios o 5G trará ao Brasil?
A nova tecnologia poderá gerar 450 mil novos empregos de início na categoria. Expandindo, com o tempo, para cerca de 1,5 milhão de novos empregos, segundo as entidades patronais.

Vejamos alguns deles:

• Redução do consumo de energia em 90%;

• Possibilidade de baixar filmes em 3 segundos;

• Possibilidade de drones fazerem entregas;

• Identificação facial de criminosos instalada em todas as cidades;

• Ambulâncias e prontuários médicos conectados à segurança pública e o corpo de bombeiros;

• Na agricultura teremos colheitadeiras inteligentes, com drones fazendo previsões climáticas, controle de ervas daninhas e auxiliando a locomoção dentro das fazendas;

• Teremos carros autônomos, que andam sozinhos pelas ruas, sem intervenção do motorista. Isso trará redução de acidentes e mortes;

• A Velocidade de transferência chegará a 1Gbps por segundo.