Notícias

FILTRAR:

SINTETEL participa de evento que debateu ansiedade no ambiente de trabalho

Promovido pelo SINTTEL-SC, o evento “Ansiedade no Ambiente de Trabalho” ocorreu no último sábado, 05/11, em Florianópolis.

O encontro reuniu dirigentes sindicais e trabalhadoras do segmento de telecomunicações dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. As participantes debateram e exploraram o tema Ansiedade no Ambiente de Trabalho. O SINTETEL participou com uma delegação de 15 dirigentes sindicais.

O encontro, direcionado às mulheres, contou com a presença de 42 convidadas, dentre elas, três palestrantes que abordaram temas de extrema importância e a vice-presidente da UNI- Américas Mulher, Cristiane do Nascimento. “Basta de assédio moral, sexual, violência doméstica, estupro e salários menores. Queremos respeito. Formar e multiplicar é uma das bandeiras da UNI Mulheres Mundial para fortalecer a luta pela igualdade de oportunidade”, complementa Cristiane.

A psicóloga Bárbara Luize, ministrou a palestra “Ansiedade: como identificar e o que fazer para que o quadro não se agrave?” A advogada Carina Ardito falou sobre “Os Direitos da Mulher no Mercado de Trabalho e a importância do autocuidado” e a Superintendente de RH, Desenvolvimento Humano e Organizacional, Mariane Carpes Nicoloso, apresentou a palestra “Aprendendo a lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho”. As palestras renderam questionamentos e comentários das convidadas, situação que dinamizou ainda mais o encontro. 

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostrou que 52% dos trabalhadores brasileiros sofrem de ansiedade enquanto estão no local de trabalho. Para o presidente do SINTTEL-SC, Rogério Soares, estes são dados, relativamente, altos, o que gerou a ideia e viabilização do evento. Além disso, “temos muitas mulheres que trabalham em call center, ambiente que gera bastante ansiedade nas trabalhadoras, por isso a necessidade de falarmos sobre isso e buscarmos soluções para este problema”, afirma Rogério. 

Os presidentes da FENATTEL, Gilberto Dourado, e da CONTCOP, José Roberto Silva, participaram da cerimônia de abertura e também afirmaram a necessidade dos cuidados com as mulheres. 

A diretora do SINTTEL-SC, Gabriela Cordeiro, que deu vida a esta iniciativa, comentou que “foi um momento único, que gerou a integração das mulheres sindicalistas, além do autoconhecimento e exploração do tema que acomete tantas pessoas”. Ela ainda espera que eventos como este aconteçam todos os anos em busca de soluções e prevenção.

“Eventos como este produz conhecimento, integração e acolhimento. Como consequência, deixo registrado o pedido por mais eventos abordando o tema. Um compromisso da FENATTEL, da CONTCOP e da UGT para os demais estados e aproveito para agradecer a parceria com a secretaria da juventude da Federação e da Confederação, representada pela companheira Gabriela Cordeiro”, destaca Maria Edna Medeiros, secretária da Mulher da FENATTEL, da CONTCOP e da UGT.

Maria Edna ainda agradece a participação de todas as companheiras do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo presentes. Assim como reforça as bandeiras de luta pela ratificação da convenção 190 da OIT e pela regulamentação da profissão de teleoperador(a).  “E respeito às mulheres guerreiras do setor de telecomunicações de todo Brasil!”, conclui.

Com a palavra, a delegação do SINTETEL 

"Obrigada por nos proporcionar este tempo para ampliar nossos conhecimentos! Viva a saúde física e mental, viva todas conquistas, viva o SINTETEL."
Andreia Paula - Vivo SP

"As palestrantes conduziram muito bem o assunto com exemplos do nosso cotidiano com linguagem objetivas, claras, leve e com ótimas dinâmicas. Ame-se, seja livre!"
Andreia Renata - Tel São José do Rio Preto

"Todo aprendizado que recebemos devemos praticar e multiplicar mesmo que seja difícil."
Priscila - Claro Campinas

"Por mais eventos com esse tema. O medo de sentir a ansiedade amplia ainda mais os sintomas, falar sobre e ter pessoas ao seu lado segurando a sua mão é um passo gigante."
Rachel - Atento ABC

"Serviu de aprendizado, com trocas de experiências e descobertas, nas quais descobri que também sou ansiosa e consigo administrar e sei que todos(as) precisam tentar administrar também." 
Terezinha - Icomon SP

Por final, as representantes Aline (Vivo SP) Neiva (Vivo Ribeirão Preto), Francine (Ability SP), Patrícia (Tel Bauru), Gleyci (Atento SP), Karla (Tel Bauru), Adriana (Claro Campinas) e Rosana (Atento ABC) expressaram muita gratidão pela oportunidade, pelo carinho, atenção e união. Afirmaram que foi uma experiência inesquecível que levarão por todas as suas vidas.