Notícias

FILTRAR:

SINTETEL atua com firmeza e resolve problemas na Atento Liberdade

Os trabalhadores da Operação Intermédica denunciaram ao Sindicato práticas de assédio moral, envolvendo coação e exposição de trabalhadores. 

Como a empresa demorou para responder, a direção do SINTETEL realizou uma ação sindical na porta do site denunciando publicamente todos os abusos.

Graças à forte ação do Sindicato, a empresa se reuniu com os dirigentes da entidade e um trabalho em conjunto foi realizado.

A seguir, publicamos as ações que foram feitas, mediante a cada denúncia. Confira:

DENÚNCIA: Os trabalhadores relatam que são proibidos de tirar a pausa quando precisam e que quando conseguem que o líder autorize a pausa são seguidos até o banheiro pelo líder e é uma situação bem constrangedora, alguns trabalhadores que tiraram a pausa para necessidades fisiológicas foram punidos por apenas ter que fazer uso da pausa prevista na NR17.

AÇÃO: Foi realizada uma reunião de conscientização com os teleoperadores pelos dirigentes do Sintetel em parceria com o RH da Atento esclarecendo a NR17, pois temos muitos direitos, mas também deveres a cumprir. Reforçamos que a pausa particular é para fins de “banheiro e água”, e as demais pausas para seus fins correspondentes.

DENÚNCIA: Quando um trabalhador leva um problema para o líder o mesmo expõe a situação para toda a equipe, inclusive alguns trabalhadores relataram que a gestão também age desta maneira. Durante o plantão parte dos trabalhadores que chegaram até a mesa estavam chorando devido ao forte assédio praticado.

AÇÃO: Foi realizada uma reunião de conscientização com as lideranças pelos dirigentes do Sintetel em parceria com o RH da Atento, visando reforçar que essas ações vão contra as diretrizes da Empresa. Além disso, todos os supervisores estão passando por cursos internos voltados a esse tema, bem como WS de RTS.

Com relação aos assistentes, os problemas mencionados foram tratados, todos possuem cadeira. (nem todas as cadeiras são ‘altas’, a empresa disponibilizou cadeiras normais). De acordo com a Atento, a equipe de apoio em rondas verificou que eles estão sentados. O líder direto deles foi fortemente orientado quanto a forma de tratá-los. 

Trabalhadores, a informação é a melhor forma de enfrentar os problemas e adversidades. 

Procurem sempre o Sindicato quando vocês tiverem dúvidas ou se sentirem ameaçados.

Fortaleça sua categoria. Fique sócio do SINTETEL!