Notícias

FILTRAR:

SINTETEL participa de Reunião Mundial de Telecom na Bélgica

No dia 30 de setembro o sindicato UNI Global realizou a reunião do comitê mundial do Setor de telecom, na cidade e Antuérpia na Bélgica, com a participação de 52 países. A diretora Cristiane do Nascimento representou o Brasil pelo SINTETEL e pela FENATTEL.

Muitos temas importantes foram debatidos, entre eles o teletrabalho, a implantação do 5G, a vigilância, o controle, a desconexão, o assédio e o adoecimento dos trabalhadores.

A UNI organiza os sindicatos através de redes como da Telefônica e da Claro, com o objetivo de tratar os problemas nos países onde elas atuam. Com a Telefônica já temos um acordo Global de teletrabalho e desconexão, firmado na Espanha, que já foi estendido para o Brasil. Já com a Claro, infelizmente ainda não foi possível assinar um acordo global, mas continuaremos na luta por esse objetivo.

Outro tema abordado foi o 5G que vai gerar uma grande transformação na sociedade e no mundo do trabalho, principalmente no nosso setor de Telecom. “Muitas atividades vão surgir e outras deixarão de existir, por isso a importância da requalificação dos trabalhadores, que deve ser também uma responsabilidade social das empresas”, afirma Cristiane do Nascimento em sua apresentação no plenário.

E por fim, outro tema que está gerando preocupação mundial é a saúde física e mental dos trabalhadores que laboram em suas residências, visto que a grande maioria não tem local e mobiliário adequados.  Os sindicatos precisam ter contatos periódicos com esses trabalhadores para acompanhar de perto as necessidades e os problemas.

Teletrabalhador, não fique só, conecte-se ao SINTETEL.