Notícias

FILTRAR:

Parla não apresenta proposta para PPR 2022

A direção do SINTETEL se reuniu com os representantes da Parla na tentativa de iniciar as negociações do PPR 2022. A reunião online aconteceu em 19/08.

Na ocasião, os representantes da empresa pontuaram que a Parla atravessa um período de diversas mudanças e adaptações. Informam ainda, que a empresa foi adquirida pela Abai Group, cuja a matriz é espanhola, e que a intenção é fazer acordos coletivos nos mesmos moldes de países em que esse grupo atua. A Abai desconsidera as particularidades da legislação brasileira em relação as demais legislações, como por exemplo, um terço de férias.

O Sindicato ouviu as queixas da empresa, mas de imediato solicitou a apresentação de uma proposta para negociar o PPR 2022.

Os representantes da Parla informaram ao SINTETEL que não têm proposta para pagamento do programa e que a direção do grupo optou por não fechar acordo de PPR separado do Acordo Coletivo, justificando que dentro das normas brasileiras verificaram que algumas empresas formalizam acordos de PPR no mesmo instrumento do Acordo Coletivo. Informaram também que na Espanha já possuem programa de bonificação e PPR, e que pretendem fazer o mesmo no Brasil, mas não nesse momento por entenderem não estar clara a forma adotada.

A Parla também alega dificuldades devido à perda de um contrato em que atuavam cerca de 400 trabalhadores, ocorrendo diminuição significativa de faturamento. A empresa afirma também que não houve demissões e os trabalhadores foram realocados em outros produtos.

O SINTETEL questionou a negativa da Parla em negociar o PPR, considerando que tal negociação possui previsão no Acordo Coletivo de Trabalho.

A direção do Sindicato pediu que os representantes da Parla transmitissem ao novo adquirente que o relacionamento entre o Sindicato e empresa sempre foi saudável, porém se a empresa se negar a compreender a legislação brasileira, o comportamento do Sindicato também será alterado, inclusive dando ciência aos trabalhadores.

Para dar continuidade às negociações, uma nova reunião foi agendada para 5 de setembro.

Justificaram que se trata de empresa nova, que estão conhecendo agora as relações trabalhistas e sindicais no Brasil. Sugeriram a realização de uma reunião para apresentação de ambas as partes, ou seja, para que o Sindicato conheça os executivos da empresa espanhola e para que eles conheçam o SINTETEL.

O SINTETEL se colocou à disposição para esta reunião institucional, caso seja necessário, e sugeriu que essa reunião ocorra antes do encontro com os dirigentes da Espanha, para facilitar as tratativas do PPR 2022.

Acompanhe a evolução das negociações no site e nas redes sociais do SINTETEL!

TAGS