Notícias

FILTRAR:

As irregularidades permanecem na Atento de S. J. dos Campos, denunciam os trabalhadores

Inúmeras denúncias das operações Vivo e EDP chegam diariamente ao Sindicato trazendo problemas que pareciam estar solucionados.

As irregularidades são aquelas já conhecidas de todos: práticas de assédio moral, incluindo, pausa particular, interrupções do trabalho e compensação de horas.

Assédio moral

O superior não pode assediar moralmente os trabalhadores. É importante deixar claro que a Câmara Federal aprovou o projeto de lei PL 4742/2001 que define o assédio moral no trabalho como crime! Portanto, a empresa deve se esforçar para coibir tais práticas e o trabalhador pode e deve denunciar ao seu sindicato!

Pausa particular

Já alertamos e cobramos a Atento que o líder não pode controlar a quantidade de vezes ou tempo em que o trabalhador vai ao banheiro. Proibição, nem pensar!

Interrupções no trabalho e compensação de horas

A Atento está obrigando os trabalhadores a compensar horas paradas que não dependeram deles. Isto afronta o Acordo Coletivo!

Caso o trabalhador chegue para trabalhar e não tenha PA (posição de atendimento) por exemplo, empresa não pode exigir que o trabalhador compense a carga horária, após a sua jornada. Isto está muito claro!

O trabalhador não pode ter as horas debitadas do banco ou descontadas como injustificadas, cabendo a liderança utilizar a justificativa SEM PA. Também não poderá sofrer impactos em seu comissionamento ou produtividade.

O SINTETEL já acionou a Atento para tratativa de todas as denúncias e, com firmeza, já cobrou a empresa pela solução imediata desses problemas.