A dirigente do SINTETEL, Maria Edna de Medeiros, participou de um encontro cujo tema foi Deficiência, Diversidade e Trabalho, com foco na Lei 12.711/2012, batizada como Lei de Cotas. A ideia foi lançar a construção de “Rodas de Conversas” para empoderamento dos participantes sobre tais questões.
Organizado pelo Espaço Cidadania, na pessoa de Carlos Clemente Aparício, o encontro aconteceu na manhã de quarta-feira (11), de forma online.
Segundo Maria Edna, empresas que já tem relevância e um engajamento forte no setor, precisam reforçar o percentual de cotas obrigatórias e buscar caminhos para melhorar os trabalhos internamente. “É necessário ampliar e sensibilizar sobre cotas, diversidade e inclusão, principalmente para as pessoas com deficiência. Temos que dar visibilidade às ações afirmativas dentro do setor de telecomunicação”, disse a dirigente.
Além de dirigentes e assessores sindicais, participaram do encontro a Dra. Valdirene Silva de Assis, do Ministério Público do Trabalho de São Paulo e Faustina Van Apren, da OIT. O objetivo de todos participantes é o de fomentar o diálogo sobre diversidade e inclusão em suas áreas de atuação.
CONCLAT
O movimento sindical já produziu importantes documentos sobre o tema e recentemente elencou este como a 5ª prioridade na Conferência da Classe Trabalhadora – CONCLAT, realizada em 07/04/2022.
Carta Compromisso e Plano de Ação
A Carta Compromisso e resultante do Encontro Sindical para Inclusão das Pessoas com Deficiência na Agenda do Trabalho Decente, realizado no auditório do Dieese em 29/08/2017. Já o Plano de Ação resultou da formação que a OIT propiciou para Centrais Sindicais: Ação Sindical em Relação ao Trabalho Decente para a Pessoa com Deficiência no Brasil, em março de 2019.