Notícias

FILTRAR:

SINTETEL aciona Atento no MPT pela manutenção dos empregos em São Bernardo do Campo

O SINTETEL e a Atento participaram de uma mediação online no Ministério Público do Trabalho (MPT), em 02/05/2002, última segunda-feira.

A direção do Sindicato levou a sua preocupação com o fechamento do site da Atento em S.B do Campo à Procuradora do Trabalho, Dra. Sofia Vilela de Moraes e Silva.

A entidade está preocupada com o fechamento da unidade física da Atento de S.B. do Campo, pois isto está gerando incertezas sobre a manutenção dos empregos e a condição dos trabalhadores que foram colocados em home office.

O SINTETEL entende que o home office pode se tornar um ambiente desfavorável ao trabalhador pela perda do contato com o Sindicato, fragmentação da categoria, diminuição do convívio social, horas de trabalho sem controle e condições ergonômicas de trabalho prejudicadas. 

Soma-se a isso que muitos trabalhadores não têm condições de trabalhar em casa devido a ausência de conciliação doméstica, entre outras razões. O Sindicato ainda propôs à Atento a adoção de um regime híbrido em que o trabalhador pudesse ter de dois a três dias para comparecer presencialmente em um local físico para sair do ambiente doméstico.

Os dirigentes do SINTETEL ainda afirmaram que entraram em contato com a prefeitura da cidade e que esta tem o interesse em manter a estrutura física no município, mesmo que seja em outro bairro, pois auxilia no crescimento econômico da região. 

A Atento alegou que, devido a pandemia, houve uma mudança de paradigma e fez com que o site físico perdesse o sentido de existência. Disse ainda que não houve demissão em massa e sim um movimento de acomodação e que aqueles trabalhadores que não aceitaram ficar em home office foram transferidos para unidades próximas.

A Procuradora do Trabalho finalizou a mediação com a compromisso que a empresa passe as informações necessárias ao Sindicato e que o diálogo deva permanecer aberto entre as partes para buscar o mais rápido uma solução conciliadora. O órgão se colocou à disposição para dirimir eventuais impasses ou irregularidades.