O 28 de abril foi instituído, pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), em Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, por fazer alusão ao fato ocorrido em 1969, quando 78 trabalhadores foram mortos após a explosão de uma mina, nos Estados Unidos.
Segundo os órgãos de saúde, acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão física e mental.
Os afastamentos por acidente e doenças no trabalho só aumentaram nos últimos anos. Na pandemia esse cenário se amplia, tendo a covid-19 como a “maior causa de adoecimentos e mortes relacionadas ao trabalho no país”.
Outro fator que está presente no ambiente laboral é o assédio moral. Comportamentos abusivos, frequentes e por vezes intencionais que ferem a integridade física ou psíquica, acometem o trabalhador por meio de atitudes, gestos e palavras de seus gestores.
Além de mazelas que colocam em risco a saúde do trabalhador, como a carestia que assola o país, aliada ao momento atual do mercado de trabalho com mais de 12 milhões de desempregados, segundo o IBGE.
Lutar por melhores condições, promover o cuidado com a saúde e a segurança no ambiente laboral é o compromisso do SINTETEL.
Conte com seu Sindicato!