Notícias

FILTRAR:

Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

O 28 de abril foi instituído, pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), em Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, por fazer alusão ao fato ocorrido em 1969, quando 78 trabalhadores foram mortos após a explosão de uma mina, nos Estados Unidos. 

Segundo os órgãos de saúde, acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão física e mental.

Os afastamentos por acidente e doenças no trabalho só aumentaram nos últimos anos. Na pandemia esse cenário se amplia, tendo a covid-19 como a “maior causa de adoecimentos e mortes relacionadas ao trabalho no país”.

Outro fator que está presente no ambiente laboral é o assédio moral. Comportamentos abusivos, frequentes e por vezes intencionais que ferem a integridade física ou psíquica, acometem o trabalhador por meio de atitudes, gestos e palavras de seus gestores. 

Além de mazelas que colocam em risco a saúde do trabalhador, como a carestia que assola o país, aliada ao momento atual do mercado de trabalho com mais de 12 milhões de desempregados, segundo o IBGE. 

Lutar por melhores condições, promover o cuidado com a saúde e a segurança no ambiente laboral é o compromisso do SINTETEL. 

Conte com seu Sindicato!