Notícias

FILTRAR:

SINTETEL repudia fechamento de sites da Atento sem prévio aviso

A Atento deu início a um processo que ela chama de desmobilização de sites. No entanto, a empresa não comunicou ao SINTETEL tal atitude.

O Sindicato soube deste movimento por denúncias dos trabalhadores e por isso convocou a empresa para dar as devidas explicações. A reunião online ocorreu nesta terça-feira, 12/04.

A empresa justificou que nos últimos tempos tem convivido com significativas ociosidades estruturais nos sites decorrentes da pandemia e da perda de grandes contratos. Os sites de Santos, do bairro Belém (capital), Ribeirão Preto já foram fechados e o de São Bernardo do Campo também terá suas atividades encerradas. De acordo com a empresa seu encerramento será no final de junho, porém de acordo com levantamento do SINTETEL será até o final de maio.

A direção do SINTETEL demonstrou grande preocupação com a extinção dos postos de trabalho bem como com o impacto social que acarretará na vizinhança onde funcionavam os sites. Restaurantes, padarias, lojas, vendedores de lanches e academias sofrerão forte impacto neste processo. Além dos funcionários terceirizados que prestavam serviços nos sites como portaria, vigilância, manutenção, limpeza também serão desligados.

A Atento, por sua vez, alegou que não haverá demissões em massa, exceto em situações de rotatividade natural. A empresa afirma que os trabalhadores serão alocados em outros produtos nos sites próximos e a maioria será colocada em regime de home office.

A direção do Sindicato entende que a redução drástica do número de trabalhadores que até dois anos atrás era de 50 mil em São Paulo e hoje, segundo ela, está em torno de 35 mil (o que representa 30% de redução do quadro) configura como demissão em massa mesmo considerando que em alguns casos foi por perda de contrato.

O Sindicato também ficou surpreso com essa readequação que a Atento está fazendo e não concorda que a empresa leve grande número de trabalhadores para o home office. Tal situação trará vulnerabilidade nas relações de trabalho e dificultará a ação sindical, uma vez que o contato diário entre Sindicato e o trabalhador será mais complexo.

Por final, o SINTETEL reivindicou que a Atento seja transparente e apresente o número exato de trabalhadores por site com nome, e-mail e o telefone para que o Sindicato possa interagir com os mesmos e fiscalizar se está ou não havendo redução drástica de trabalhadores em seu quadro.

SINTETEL na luta pela vida, emprego e renda!