Notícias

FILTRAR:

FFA responde aos questionamentos do SINTETEL

A FFA, prestadora de serviços da TIM, se reuniu com a direção do SINTETEL para responder uma série de denúncias feitas pelos trabalhadores.

A seguir, veja as respostas da empresa sobre os problemas levantados:

• Sumiço de horas extras 
A FFA alegou não ter como alegar sumiço de horas extras, porquanto é o próprio funcionário quem procede a marcação do ponto via aplicativo instalado em celular. Mensalmente, todos os funcionários recebem seus espelhos de pontos, para fins de conferência e observância e ao final de toda a conferência aportam suas assinaturas. O próprio sistema de ponto não permite “sumiço de horas extras”. Vale destacar que mesmo após dias de batido o ponto ou mesmo após o encerramento deste, o funcionário ainda fica com acesso aos horários e pode consulta-los sem qualquer problema. 

• Descontos indevidos por parte da frota, almoxarifado e segurança do trabalho
A empresa alegou que inexistem descontos sendo realizados de forma indevida. Cada funcionário ao ingressar na empresa, passa por um dia de integração, onde recebe informações de como funciona cada setor da empresa. Cabe destacar que os colaboradores recebem um termo de responsabilidade sobre materiais e veículo, no qual são esclarecidos e informados os deveres de cuidados e zelo que precisam ter com o patrimônio da empresa, tais como ferramentais, veículos, uniforme e etc. O funcionário já se acha pré-avisado de suas obrigações de cuidado e da possibilidade de desconto, conforme consta na CLT.

• Assédio Moral por parte da supervisão, coordenação e gerência
Os representantes da empresa afirmaram que não há que se falar em assédio moral por parte de qualquer superior da empresa. Todos são orientados a agir com urbanidade e coerência, que exigem uma relação empregatícia. Não há nenhum relato de quaisquer reclamações neste sentido.

• Aplicações indevidas e em excesso de medidas disciplinares
A FFA confirma que todas as medidas disciplinares adotadas são provenientes de verificações da empresa acerca de cada caso pontualmente. A empresa aplica as medidas disciplinares corretamente, de acordo com a gravidade da conduta do funcionário, e seguindo as regras do que preconiza a legislação vigente. Nenhum caso de punição indevida ou excessiva foi identificado.

• Convênio médico com atendimento no centro e na zona sul
A empresa FFA informa que, atualmente promove o pagamento de plano de saúde da Operadora Amil, uma das maiores operadoras do Brasil, cuja contratação obedeceu longo processo de avaliação para escolha do melhor custo benefício para empresa e colaboradores.

• Banco de horas 
A empresa se compromete a apresentar nova proposta completa sobre o tema na próxima semana.

Atenção trabalhadores! Cabe ressaltar que essas são as respostas da empresa. Ajude o Sindicato a fiscalizar. Caso ocorra qualquer problema ou descumprimento das alegações acima descritas, denuncie ao SINTETEL!