Muitos trabalhadores e trabalhadoras entraram em contato com o SINTETEL muito aflitos pelo fato de não conseguirem sacar o abono do PIS.
O Sindicato, como é a voz do trabalhador, questionou a empresa. A TIM respondeu oficialmente ao SINTETEL conforme segue:
“Atendendo nova solicitação de esclarecimentos , bem como aos novos encaminhamentos que nos foram direcionados, reiteramos que a Tim transmite a informação de Salário / Remuneração de forma tempestiva para o e-Social e é responsabilidade do e-Social (Ministério do Trabalho) fazer a atualização da RAIS.
A Tim tem o comprovante da RAIS de todos os colaboradores e, quem nos acionar por ticket, vamos enviar o documento individual (comprovante). Caso seja necessário, o colaborador poderá apresentar esse comprovante na Caixa ou no Mistério da Fazenda e solicitar a regularização das informações constantes na base de dados do governo.
Com base nos casos até então endereçados, não identificamos objetivamente e até o momento irregularidade de responsabilidade da Tim, estamos seguindo com os trâmites obrigatórios.
As situações trazidas até então, como por exemplo: ‘acúmulo de remuneração por conta de duplicidade de RAIS’. Esclarecemos que alterações de CNPJ são necessariamente distintas por RAIS mas não geram sobreposição de salários. Ressaltamos que este benefício é gerado pelos órgãos governamentais através e-Social / RAIS / Caixa.
No entanto, conforme trazido pelos próprios trabalhadores, foi informado que haveria uma problema relacionado aos trâmites internos do órgão gestor do benefício.
De qualquer modo, continuamos à disposição para prestar todos os esclarecimentos e o que estiver ao nosso alcance, pois também é do nosso intuito que os colaboradores elegíveis ao programa possam ter acesso ao benefício.
Para informações que o colaborador opte por endereçar internamente: basta abrir um ticket no Portal MeuRH”.
O SINTETEL continuará a acompanhar este caso de perto até a solução final.